A atleta da seleção nacional de Patinagem Livre, Madalena Costa, sagrou-se Campeã da Europa, no escalão de Juniores, no europeu que está a decorrer em Fafe, até dia 31.

Madalena conquistou o ouro com a pontuação de 232.62, no somatório das duas provas, programa curto e longo (o segundo lugar obteve 161.96) e bateu o seu recorde pessoal no programa longo, com a pontuação de 151.85 (a marca anterior era de 148.31).

No final da prova a atleta explicou que sente-se «muito orgulhosa e feliz por todo o trabalho realizado, e lembrou que esta conquista não é a primeira num Campeonato da Europa (venceu o ouro em 2022 e 2023), mas esta «tem um sabor especial por ser no meu país».

Esta é uma conquista importante, também pela pontuação obtida «com uma grande diferença para a segunda classificada e por bater o meu recorde pessoal num programa longo, nesta época».

Agora segue-se o mundial, inserido nos WSG 2024, que vão decorrer em Itália: «daqui a um mês, tenho o Campeonato do Mundo onde espero revalidar o título de Campeã do Mundo e bater novamente os meus recordes pessoais, tanto no programa curto, como no longo e no somatório final», acrescentou.