A atleta da seleção nacional, Madalena Costa, sagrou-se esta noite Campeã do Mundo de Patinagem Artística, em Patinagem Livre, no escalão de Juniores.

A patinadora de apenas 14 anos (idade que corresponde ao escalão de Cadetes), conseguiu o feito histórico de conquistar o primeiro título mundial em Patinagem Livre para Portugal, com a marca de 236.38 pontos, no total dos dois programas, Curto e Longo.

Madalena alcançou uns impressionantes 87.66 pontos no Programa Curto, no passado dia 24, liderando o ranking na entrada para o Programa Longo, com mais 20 pontos que a segunda classificada.

Recorde-se que Madalena foi também campeã da Europa a 10 de setembro, em Itália, onde competiu no escalão de Juvenis, com o total de 247.97 pontos.

No final da prova, Madalena Costa confessou sentir-se «muito feliz e concretizada e que todo o trabalho foi valorizado e recompensado». «Sinto que consegui superar as expectativas e honrar o meu país e as pessoas que acreditam e gostam de mim», acrescentou.

A atleta explicou que esta conquista significa «muitas horas de treino e o abdicar de muitas coisas» e também significa «confiança, não só a minha confiança em mim, mas também a confiança dos selecionadores, da Federação, da minha mãe (e treinadora). Significa também o apoio de muitas pessoas da minha família, dos meus amigos, entre outros». «Quero agradecer a todos os que me apoiaram e vou trabalhar para conquistar muitas mais coisas», concluiu.