Jéssica Rodrigues e Francisca Henriques conquistaram mais duas medalhas de ouro, no escalão de Juvenis, no Campeonato da Europa de Patinagem de Velocidade que decorre, em Itália, até dia 11.

Jéssica Rodrigues conquistou o título de Campeã da Europa na prova dos 5.000 metros a Eliminar. Francisca Henriques soma agora dois títulos de Campeã neste europeu, depois de vencer, ontem, a prova dos 500 metros Sprint.

No final da prova, o sentimento da atleta Jéssica Rodrigues era de felicidade e referiu que «este título também se deve muito à minha colega de equipa Francisca, pois se não fosse ela, não ia conseguir chegar onde cheguei» e agradeceu ainda a «todos os que participaram no meu caminho».

Francisca Henriques confessou que «não estava à espera de conseguir esta segunda medalha» e que «foi para além do que imaginava e sonhava». A atleta, que está na final de hoje dos 1.000 metros com a colega Jéssica espera que ambas consigam «obter uma boa classificação».

O selecionar nacional de Juvenis e Juniores, Alípio Silva explicou que Portugal é «um país que já teve alguns campeões da Europa, mas que nunca tinha conseguido fazer mais do que um título europeu por ano na formação e, este ano, já está no terceiro». Para o técnico é bastante «satisfatório e é a realização de um sonho de duas atletas dedicadas» para além de «mostrar à Europa que, neste momento, na categoria de Juvenis, somos dos melhores». Alípio Silva reforçou que «estas são atletas excecionais que certamente irão continuar a trazer bons resultados e performances para Portugal».

Alípio Silva perspetiva o restante Campeonato – hoje com as finais dos 1 000mts e a partir de quinta-feira com as provas de estrada -, assumindo que «as expectativas são altas». «O trabalho e a preparação foram feitas e, quando assim é, basta esperar que os atletas façam o que melhor sabem fazer. Temos outros atletas muito perto das medalhas e, a qualquer momento, isso também pode acontecer noutros escalões».

Para além destes títulos, o atleta Afonso Silva, sagrou-se vice-campeão da Europa na prova dos 5.000 metros a eliminar, também no escalão de Juvenis.