Decorreu, no passado fim de semana, no Pavilhão Multiusos de Lagos, a primeira prova nacional de Patinagem de Velocidade da época de 2024, o Campeonato Nacional Indoor 100 Anos FPP.
Organizada pela FPP conjuntamente com o Roller Lagos CP, a competição foi recheada de provas espetaculares, com grande emoção e bom nível técnico de muitos dos 92 patinadores presentes, representantes de 16 clubes.
Foram disputadas, em cada escalão, três provas: Volta Perseguição, Pontos e 4 voltas, sendo as classificações finais resultado da soma de pontos obtidos em todas elas.
Maria Dias, patinadora do Roller Lagos CP conquistou o título nacional ao vencer o escalão de Juvenis Femininos, com 61 pontos, apenas mais um que a vice-campeã Matilde Ferreira do CCD Veiros. Na terceira posição ficou a patinadora do Arsenal de Canelas, Leonor Ferreira. A atleta lacobrigense venceu a prova de Volta Perseguição e 4 voltas e foi terceira nas 25 voltas a pontos, ganha Clara Pereira do Inline Skating de Loures.
O escalão de Juvenis masculinos foi muito competitivo e emocionante, tendo a última prova decidido o título, com quedas e grandes contatos, levando a grande incerteza até à chegada e posteriormente saída do comunicado final.
Na primeira prova deste escalão, Volta Perseguição, o surpreendente Vicente Ferreira do HC Leiria foi o vencedor, competindo na segunda prova, 25 Voltas a pontos, com o capacete de líder, mas não tendo feito melhor que o 8º lugar, numa prova dominada por Filipe Loureiro do Roller Lagos CP.
Para a terceira prova, 4 Voltas, Manuel Piteira do AE Marinha Grande Poente era o líder com o capacete coberto pela licra azul, em virtude dos dois segundo lugares nas provas anteriores. Depois de Afonso Neto do CDR Prazeres ter liderado na primeira parte, uma queda afastou-o da prova, com Piteira e Loureiro a lutar pela vitória, que daria, a quem a conseguisse, o título nacional. Os dois envolveram-se na última curva e foram ao chão levando com eles o patinador do Arsenal de Canelas, Gabriel Paiva. O mais rápido a levantar-se foi Manuel Piteira, conquistando assim o título nacional neste escalão. Segundo lugar final para Filipe Loureiro e terceiro para Afonso Neto, num final de campeonato impróprio para cardíacos.
No escalão mais novo, Cadetes, os Campeões Nacionais foram Mariana Carvalho do CS Marítimo, que dominou por completo ao vencer as três provas disputadas (Volta Perseguição, 4 Voltas e 16 Voltas pontos) e João Rosa do CDR Santanense, que venceu a prova de Volta Perseguição, e 4 Voltas e foi 4º na prova de 16 Voltas pontos.
Os pódios em Cadetes foram completados, respetivamente, por Margarida Vieira do CS Marítimo e Catarina Marques CCD Veiros, e Diogo Alves do AP Inline Marinha Grande e Rafael Silva do CS Marítimo.
A próxima competição será a 1ª jornada do Campeonato Nacional de Clubes, dias 2 e 3 de março, em Canelas – Estarreja.
Consulte os Comunicados Finais da Prova aqui.