Juventude Pacense/Des Compagnons x UD Oliveirense/Simoldes e SL Benfica x Sporting CP são os jogos que vão decidir os finalistas da Final Four masculina da Taça de Portugal em Hóquei em Patins. Agendada para os dias 30 de abril e 1 de maio, a prova irá disputar-se no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão. O sorteio realizou-se esta segunda-feira, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Famalicão, localidade que acolherá também a Final Four Feminina nos dias 16 e 17 de maio, com A Stuart HC Massamá x SL Benfica e AE Física x AD Sanjoanense/Delba a decidirem quem passa à final.
A biblioteca Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, foi palco, nesta segunda-feira, da apresentação e sorteio da Final Four da Taça de Portugal de Hóquei em Patins 2025 Masculina e Feminina.
O evento contou com a participação do Presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Luís Sénica, do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, e com os responsáveis das oito equipas – quatro masculinas e quatro femininas – que alcançaram esta fase da competição. Filipe Brandão e o jogador Nuno Pereira estiveram em representação da Juventude Pacense/Des Compagnons; Valter Neves e Pedro Henriques representaram o SL Benfica; Quin Pauls e Facu Bridge, pelo Sporting CP e Avelino Bastos, Aníbal Valente e Marc Torra representaram o emblema da UD Oliveirense/Simoldes.
Na vertente feminina a AD Sanjoanense/Delba fez representar-se por Edgar Pinho, João Maia e Catarina Costa; pela AE Física D estiveram Vasco Martinho e Matilde Granada e, pelo SL Benfica, Ana Fernandes, Miguel Campos e Alice Vicente. O A Stuart HC Massamá não pôde estar presente.
O primeiro sorteio realizado foi o da prova feminina e definiu que a primeira meia-final será entre o A Stuart HC Massamá e SL Benfica e irá disputar-se às 18h30 do dia 16 de maio. A 2ª meia-final, agendada para as 21h30 do mesmo dia, vai colocar a AE Física D e a AD Sanjoanense frente a frente. A final será disputada no dia 17 de maio, pelas 20 horas.
Seguiu-se o sorteio da Final Four masculina, que terá na primeira meia-final um confronto entre a Juventude Pacense/Des Compagnons e a UD Oliveirense/Simoldes, pelas 18 horas de dia 30 de abril. A 2ª meia-final, agendada para as 21h30 do mesmo dia, colocará o SL Benfica e o Sporting CP frente a frente. A final será disputada no dia 17 de maio, pelas 16 horas.
Está assim definida a ordem dos jogos para o acesso às finais masculina e feminina da Taça de Portugal de Hóquei em Patins 2024/2025, que determinará quem sucede ao FC Porto/Fidelidade e ao SL Benfica, os vencedores do ano passado em masculinos e femininos, respetivamente.
Para chegar a esta fase, a Juventude Pacense/Des Compagnons eliminou o Oeiras, Limianos, FC Porto e Famalicense. Já o Sporting CP deixou pelo caminho Parede FC, CD Póvoa SC Tomar e HC Braga. O SL Benfica eliminou o Marinhense, Alcobacence, Riba D’Ave e OC Barcelos. Por fim, a UD Oliveirense ultrapassou o GD Estreito, a Académica, o Murches e a AD Valongo.
Em femininos, a AD Sanjoanense eliminou o GD Criar-T e o HC Turquel. A AE Física D afastou a ACD Vila Boa do Bispo e o CENAP. Já o SL Benfica ultrapassou o Gulpilhares e a Escola Livre de A, enquanto o A Stuart HC Massamá foi mais forte que a A Académica C e o CH Carvalhos.
Declarações dos presentes:
Luís Sénica, presidente da FPP
“Agradecer, em nome da Federação de Patinagem de Portugal, a hospitalidade e a presença do senhor presidente da CM Famalicão. Estamos muito felizes por trazermos esta Final Four da Taça de Portugal, quer feminina, quer masculina, para Famalicão. A FPP tem-se empenhado no investimento, imagem e divulgação desta competição e de todas as outras do Hóquei em Patins e, por isso, apenas desejar a melhor das sortes às equipas, que seja mais uma grande competição e se é certo que no final só pode ganhar um, que vença aquele que for mais competente em pista. Apenas sublinhar que esta competição comprova a qualidade das equipas, e sobretudo, dos jogadores, porque eles é que são os verdadeiros artistas que arrastam as multidões que enchem os pavilhões de todo o país”.
Mário Passos, presidente da CM VN Famalicão
“Agradecer a escolha de Famalicão para esta prova. Temos a certeza que vai correr muito bem porque nos envolvemos muito, temos técnicos muito competentes para que seja uma prova bem organizada. Famalicão é uma das grandes locomotivas de Portugal em diversas áreas. Desde logo pelo seu peso económico, pela sua força de trabalho, pela insatisfação constante para querermos sempre mais e melhor. Todas as áreas são muito importantes para a excelente qualidade de vida desta cidade, e o desporto tem aqui uma importância muito grande. Sabemos que mais de 80 mil famalicenses praticam desporto, mas queremos mais porque o desporto é um farol desta terra. Desejo as maiores felicidades aos sete clubes e que vençam aqueles que forem melhor dentro de campo, pois tenho a certeza de que estão reunidas as condições para grandes jogos. E que vençam os melhores”.
Nuno Pereira, Juventude Pacense
“As expectativas são as de sonhar muito, queremos continuar a sonhar e chegarmos à final”.
Pedro Henriques, SL Benfica
“As quatro equipas chegam aqui com brio e agrado. Queremos ganhar, mas claro que esse é um objetivo comum e transversal a todas as equipas em todas as competições. Serão grandes jogos e que no final haja um justo vencedor. Da parte que me toca espero, naturalmente, que o Benfica consiga vencer e chegar à final para a conquistarmos”.
Marc Torra, UD Oliveirense/Simoldes
“Estamos aqui para lutar e chegar à final. No início de época um dos nossos objetivos era o de chegarmos a uma Final Four, e cá estamos. Conscientes de onde estamos, mas queremos ir à final depois de fazermos um bom jogo com a Juventude Pacense”.
Facu Bridge, Sporting CP
“Começámos com uma equipa técnica nova, processos novos, mas estamos envolvidos no que quer o treinador e vamos chegar à Final Four com muita vontade. Era um dos objetivos de início de época e continua a ser, vamos enfrentar um rival difícil na meia-final, mas vamos dar tudo para chegar à final e vencer esta prova”.
Alice Vicente, SL Benfica
“O Benfica tem como lema ganhar e é isso que queremos continuar a fazer. Esta final será, de certeza, bem disputada e vão ser dois fins-de-semana muito competitivos e de bom hóquei. Temos como objetivo tentar chegar à final para a ganhar novamente”.
Matilde Granadas, AE Física D
“Serão dois dias de grandes jogos de hóquei, fizemos história ao chegamos aqui e vamos dar tudo para marcar presença na final”.
Catarina Costa, AD Sanjoanense
“A Sanjoanense está comprometida em vencer um título e a nossa primeira oportunidade para isso é esta Final Four. Vamos entrar para dar o melhor que sabemos e podemos. De certeza que ainda vamos melhorar até lá. Estamos com a ambição de fazer o nosso melhor e vencer”.
Calendário da Final Four Masculina:
Quarta-feira, 30 de abril
Meia-final 1, às 18h00: Juventude Pacense/Des Compagnons x UD Oliveirense/Simoldes
Meia-final 2, às 21h30: SL Benfica x Sporting CP
Quinta-feira, 1 de maio
Final, às 16h: Vencedor da meia-final 1 x Vencedor da meia-final 2
Calendário da Final Four Feminina:
Sexta-feira, 16 de maio
Meia-final 1, às 18h30: Astro Stuart HC Massamá x SL Benfica
Meia-final 2, às 21h30: AE Física x AD Sanjoanense/Delba
Sábado, 17 de maio
Final, às 20h00: Vencedor da meia-final 2 x Vencedor da meia-final 1
Bilhetes à venda a partir de amanhã, 8 de abril de 2025 nas bilheteiras online da Meoblueticket.pt