Realizou-se na passada sexta-feira, no Centro Cultural de Paredes, a Gala da Patinagem 2025, momento para celebrar a excelência e o mérito da família da Patinagem de Portugal. No ano de 2024, a Patinagem nacional conquistou 33 medalhas em Campeonatos do Mundo e da Europa: nove de ouro, 15 de prata e nove de bronze.

Numa noite repleta de emoção, para além do reconhecimento aos atletas que conquistaram lugares de pódio nos Campeonatos do Mundo e da Europa, a gala foi marcada por vários momentos de celebração, como a atribuição dos Troféus Serpa, os Reconhecimentos de Mérito, Reconhecimento de Bons Serviços, entre outros.

No evento estiveram presentes Alexandre Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Paredes assim como outras figuras proeminentes da edilidade, Paulo Tomás Santos, vice-presidente do IPDJ, o presidente do Comité Olímpico de Portugal, Artur Lopes, Daniel Monteiro, Presidente da Confederação do Desporto de Portugal, assim como várias personalidades como presidentes e representantes das várias federações, associações territoriais, clubes, atletas e equipas técnicas das seleções nacionais, entre muitos que se quiseram juntar a esta noite de júbilo.

O Centro Cultural de Paredes encheu para celebrar a Patinagem.

Nas suas palavras de abertura da cerimónia, o presidente da FPP, Luís Sénica, salientou a «honra e alegria com que vos recebemos nesta gala, um momento pensado para celebrar conquistas, partilhar histórias e, acima de tudo, exaltar os valores que nos unem».

Na ocasião, Luís Sénica enfatizou o facto de «termos o privilégio de estar rodeados de atletas extraordinários, treinadores dedicados, dirigentes incansáveis e todos os que, com paixão e esforço, elevam a nossa causa e fazem parte desta jornada». «Esta não é apenas uma celebração; é uma homenagem aos feitos extraordinários que marcaram este ano e ao espírito indomável da nossa Federação», disse.

Após destacar e elogiar «o extraordinário trabalho realizado pela direção da Federação», o Luís Sénica lembrou o ano de 2024 como «um marco na nossa história», em que «contamos agora com 18 940 praticantes, um número impressionante que reflete a força da patinagem em Portugal» e explicou que «destes, 92% têm menos de 20 anos e 71% são mulheres — uma prova viva do compromisso com o futuro e da luta constante pela igualdade e empoderamento no desporto».

«Estes números não são apenas estatísticos, mas histórias de vidas transformadas, de sonhos que ganharam asas e de um futuro brilhante que se desenha a cada novo praticante», salientou.

O presidente da FPP, Luís Sénica, no discurso de abertura da Gala.

No entanto, Luís Sénica sublinhou que «hoje celebramos mais do que números; celebramos as pessoas: os nossos atletas são os verdadeiros protagonistas deste ano memorável, atletas que carregam o peso do sonho e que, com sacrifício, trabalho e talento, conquistaram um total de 33 medalhas em campeonatos europeus e mundiais» e «elevaram Portugal aos palcos mais prestigiados e encheram os nossos corações de orgulho», destacando depois, individualmente, as conquistas de todas as disciplinas da Patinagem.

Para o presidente da FPP, «estas conquistas são mais do que medalhas; são marcos de orgulho, dedicação e superação, que nos mostram que a patinagem portuguesa está viva, forte e em constante evolução», e acrescentou que «são também um tributo a todos os que tornam este progresso possível: aos treinadores, que dedicam as suas vidas a moldar campeões e a inspirar futuros; aos árbitros, que asseguram a justiça e o rigor em cada competição; e aos dirigentes associativos e de clubes, que enfrentam desafios com coragem para proporcionar as condições e oportunidades necessárias aos nossos atletas. A todos vós, o meu mais profundo respeito e gratidão».

José Manuel Constantino e Manuel Sérgio homenageados pelo presidente da FPP, no seu disurso.

A terminar, Luís Sénica fez ainda questão de homenagear José Manuel Constantino e Manuel Sérgio, «dois gigantes do pensamento desportivo em Portugal. Tive o enorme privilégio de os ter como professores. O seu legado, feito de ideias, valores e impacto, ecoará para sempre no desporto português e em todos os que tiveram a sorte de aprender com a sua sabedoria».

Após o discurso de abertura da Gala, Luís Sénica foi surpreendido por uma homenagem da Direção da FPP, pelos seus 50 anos da ligação à Patinagem, iniciada como atleta de Hóquei em Patins, no Grupo Desportivo de Sesimbra, e depois como treinador, selecionador nacional, Diretor Técnico Nacional da FPP e dirigente.

Homenagem da Direção da FPP a Luís Sénica, pelos pelos seus 50 anos de ligação à Patinagem.

Surpreendido e emocionado, o presidente da FPP agradeceu a homenagem, lembrando o seu percurso de 50 anos «com muitas valências, sempre ligado a toda a Patinagem como na faculdade, no ensino, na formação e como treinador». «Uma panóplia de coisas, mas nunca satisfeito. Vamos por mais», concluiu.

Para além do momento dos Reconhecimentos de Mérito pelas conquistas nos campeonatos da Europa e do Mundo, a todos os atletas medalhados e respetivo staff, assim como à arbitragem e aos juízes das diferentes disciplinas da Patinagem, a Gala teve ainda outros momentos de destaque.

Reconhecimento do Clube com mais atletas inscritos:

O Cascais Skateboarding Club – BSS, no Skateboarding, o Ice Show no Inline Freestyle, o Roller Lagos Clube de Patinagem na Velocidade, a Associação Académica de Coimbra, no Hóquei e o Rolar Matosinhos, na Artística, foram os clubes distinguidos.

O reconhecimento do clube com mais atletas inscritos no total, em todas as disciplinas, foi entregue à Associação Académica de Coimbra, com um total de 251 atletas.

Associação com maior crescimento percentual de atletas inscritos

As associações territoriais distinguidas foram, em 3º lugar, a AP Coimbra (12,06%), em 2º lugar, a AP Alentejo e representante do Algarve (12,12%) e, no 1º lugar, a AP Setúbal (14,09%).

Assinatura de Protocolo entre a FPP e a Camara Municipal de Paredes

Após a subida ao palco, para discursar, do edil de Paredes Alexandre Almeida, seguiu-se a Assinatura do Protocolo entre a FPP e a CMP para a realização do WSE Euro 2025 Men e Women e para a exposição do Museu da Patinagem, no Pavilhão Multiusos de Paredes.

Assinatura do Protocolo entre a FPP e e a Câmara Municpal de Paredes.

Reconhecimento da Carreira de Arbitragem

Entregue pelo presidente do Conselho de Arbitragem da FPP, Orlando Panza, a Rui Torres, árbitro internacional de Hóquei em Patins.

Orlando Panza entregou o prémio a Rui Torres.

Melhor Marcador do Campeonato PLACARD

Entregue a Gonçalo Alves do FC Porto/Fidelidade, pelos 47 golos marcados na época 2023/24, no Campeonato PLACARD de Hóquei em Patins, num total de 36 jogos. A distinção foi entregue por André Miranda, Diretor da Unidade de Apostas Desportivas.

Gonçalo Alves a receber o prémio de melhor marcador do Campeonato PLACARD da época passada.

Reconhecimento Projeto Olímpico

No Skateboarding, atribuído a Gabriel Ribeiro e a todo o staff, pela participação nos Olympic Qualifiers Series; e a Thomas Augusto, Gustavo Ribeiro e Paulo Ribeiro, pela participação nos OQS e Jogos Olímpicos Paris 2024.

Reconhecimento Título Europeu

Atribuído a Catarina Craveiro, a primeira portuguesa Campeã da Europa Sénior em Patinagem Livre.

Catarina Craveiro recebeu a distinção entregue pelo presidente da FPP.

Bons Serviços

Foram também atribuídas duas medalhas pelos bons serviços prestados ao serviço da Patinagem a:

José Costa, considerado um homem com total dedicação à Patinagem e em especial ao Hóquei em Patins e um exemplo de bom relacionamento e educação no desporto.

  • 40 anos ao serviço administrativo da Associação de Patinagem do Minho
  • 40 anos a acompanhar as seleções jovens da AP Minho nos Torneios Inter-Regiões de hóquei em Patins, acompanhando duas gerações
  • Participação no acompanhamento das seleções da APM nos dois primeiros Torneio Inter-regiões de Patinagem Artística, organizados pela FPP
  • Colaboração com a DTN/FPP na formação de vários treinadores de Nível 1

José Costa, da AP Minho, distinguido pelos bons serviços prestados ao serviço da Patinagem.

 

Fernanda Mota, que dedicou a quase totalidade da sua vida profissional à Patinagem, na AP Lisboa, mantendo, sempre, uma relação institucional de valor na relação com a FPP.

  • 44 anos ao serviço da AP Lisboa, 31 anos dos quais como Chefe de Serviços
  • Três mandatos a exercer o cargo de Secretária-Geral, incluindo o atual
  • Recebeu vários Votos de Louvor das várias Direções da AP Lisboa, pelos serviços prestados nas organizações de eventos e provas
  • Recebeu, em 2009, a medalha de Dedicação da AP Lisboa

Fernanda Mota, da AP Lisboa, também distinguida pelos bons serviços prestados ao serviço da Patinagem.

Os últimos momentos da Gala destinaram-se à entrega dos Troféu Serpa. Confira abaixo a lista dos premiados:

Skateboarding:

  • Pedro Roseiro – Treinador do Ano
  • Mariana Simão – Revelação
  • Matilde Ribeiro – Atleta Feminina
  • Thomas Augusto – Atleta Masculino

Patinagem de Velocidade

  • Alípio Silva – Treinador do Anp
  • Francisco Ornelas – Revelação
  • Jéssica Rodrigues Lira – Atleta Feminina
  • Miguel Bravo – Atleta Masculino

Patinagem Artística

  • Dora Cunha – Treinador do Ano
  • Rita Azinheira – Revelação
  • Madalena Costa – Atleta Feminina
  • Diogo Craveiro – Atleta Masculino

Hóquei em Patins

  • Ricardo Ares – Treinador do Ano
  • Diogo Lemos – Revelação
  • Cláudia Vicente – Atleta Feminina
  • Gonçalo Alves – Atleta Masculino

 

Categorias: FPP