A participação da Seleção Nacional no europeu da disciplina terminou, com o balanço extremamente positivo, com 12 medalhas na especialidade de Dança e duas, na especialidade de Livres, sendo que quatro correspondem ao título de Campeão da Europa.
Para a selecionadora nacional de Livres, Daniela Pinto, este foi «um Campeonato da Europa muito longo e de enorme exigência, em que o balanço é claramente positivo. Conseguimos duas medalhas, que nos enchem de orgulho, conquistadas pela Madalena Costa e pelo Diogo Craveiro, que acredito que ainda vão dar muito a Portugal».
Daniela Pinto confessou que «a minha forma de estar no Desporto, leva-me a começar a pensar já na próxima competição internacional e a querer mais» e acredita que «com o trabalho de todos como os treinadores dos clubes, selecionadores, Federação e, naturalmente, dos atletas, acredito em futuros grandes êxitos da Patinagem livre». «Estou muito confiante no futuro, apesar de um calendário muito duro para todos», concluiu.
Na estreia da nova equipa técnica em provas oficiais, Filipe Sereno considerou que «o balanço geral foi muito positivo, não só ao nível de medalhas». O diretor técnico da disciplina explicou que «tivemos 49 atletas neste europeu. Comparando com as seleções adversárias, acredito que ganhámos atletas para o futuro, que nos podem trazer alegrias a curto/médio prazo».
Para Sereno, «os atletas portugueses mostraram a sua valia, tiveram sempre o apoio do staff da FPP que, num trabalho conjunto com os seus treinadores, permitiu-nos sair deste europeu com 14 medalhas. Ainda conseguiríamos mais 2 ou 3 medalhas, mas foi positivo. Estamos orgulhosos do trabalho feito e reflexivos no trabalho futuro», disse.