Na noite de ontem, a Biblioteca da Imprensa Nacional Casa da Moeda acolheu a apresentação do livro infanto-juvenil “Pés Rolantes”, escrito por Jacinto Lucas Pires e ilustrado por João Fazenda. A obra, uma iniciativa da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), faz parte da coleção “Museu Casa da Moeda” e celebra os 100 anos da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), dando continuidade ao projeto da moeda comemorativa do centenário.

Cláudio Garrulo, Diretor de Cultura e Edições da INCM, destacou a relevância do livro dentro da coleção:

“Fiquei muito fascinado com o livro (…) acho que é um diálogo muito feliz. Esta coleção chama-se Museu Casa da Moeda porque todos os livros partem de um tema de uma moeda, neste caso a partir da moeda que cunhámos do centenário da FPP. São livros que pretendem ser acessíveis a um público mais alargado.”

O presidente da FPP, Luís Sénica, descreveu a obra como um tributo emocional aos valores da patinagem:

“Olhar para este livro é como voltar no tempo, a quando comecei a patinar há 50 anos. Os patins levam-nos por uma eternidade de sonhos e rituais. São mais do que um instrumento desportivo, são uma ligação à sociabilização e à transformação, valores que estão no coração dos desportos da FPP.”

Para Jacinto Lucas Pires, os patins são o ponto de partida para uma história que reflete os valores do desporto e da comunidade:

“Esses patins que lançam a história. É uma história que tem um sobressalto. Um miúdo que recebe uns patins e a vida muda, a partir daí, começa a inclinar-se. A vida começa a virar, a ganhar velocidade. Os patins na história são, por um lado, o motivo principal e o que nos leva ao livro. Mas também são um pretexto para contar histórias sobre o que é, na verdade, uma aprendizagem, um crescimento de duas crianças. A história também de uma comunidade, uma pequena comunidade que pode ser uma cidade. A relação com o outro. A relação entre grupos. E acho que isso tem um pouco a ver com o que é a ideia do desporto.”

O ilustrador João Fazenda reforçou a importância do movimento como inspiração para as ilustrações:

“A patinagem é um mundo de movimento, e esse movimento foi o que mais me fascinou. Ilustrar este livro foi como projetar-me num universo dinâmico e vibrante, capturando a essência dos patins como veículo de transformação e aventura.”

“Pés Rolantes” já está disponível na loja online da Imprensa Nacional Casa da Moeda (https://loja.incm.pt/).

A obra celebra a tradição desportiva do hóquei em patins e das modalidades da FPP, explorando a magia dos patins como símbolo de crescimento, união e descoberta, valores que definem o legado centenário da Federação.

Categorias: Uncategorized