A Seleção Nacional perdeu, esta noite, o jogo da semifinal, frente à Itália, por 3-6. A equipa não entrou bem no jogo e, em menos de 30 segundos (ao minuto 21), a Squadra Azzura marcou dois golos e passou para a frente do marcador. Portugal tentava recompor-se quando sofreu o terceiro, três minutos depois. Com esta desvantagem, os Sub-19 passaram por momentos de desnorteio, com o treinador Vasco Vaz, no desconto de tempo a pedir calma e confiança aos jogadores.

Ao minuto 16, na sequência de um livre direto por cartão azul mostrado à Itália, Tiago Saches converteu de remate direto e reduziu para Portugal. Nos últimos minutos da primeira parte, a seleção portuguesa procurou sempre o caminho da baliza adversária e, a dois minutos do apito para o descanso, Diogo Pernas marcou o segundo, fixando o resultado em 2-3 ao intervalo.

O tempo complementar também não começou da melhor forma para os portugueses que acabaram por sofrer o quarto golo no minuto 21 e, dois minutos depois, o quinto. Portugal pressionava de todas as formas, mas faltou a eficácia e também um pouco de sorte na finalização. A três minutos do final da partida, Miguel Henriques marcou o terceiro e fechou a contagem para a equipa Lusa.

A seleção nacional, Campeã da Europa, vai agora lutar pelo terceiro lugar do mundial frente à equipa que perder o segundo jogo das semifinais, que poderá ser Argentina ou Espanha.

No final do jogo, os Sub-19 portugueses foram aplaudidos com direito a uma volta ao rinque pelo público presente num mítico Aldo Cantoni praticamente de lotação esgotada.

O capitão da seleção, Tiago Sanches, reconheceu que a equipa «não entrou da melhor forma». «A Itália conseguiu fazer três golos e, faltando 18 minutos ainda para acabar a primeira parte, tentámos procurar o golo, arriscámos mais e tivemos bastantes oportunidades, mas não conseguimos finalizar». Para o atleta «o foco agora é a conquista de uma medalha. Jogamos todos os jogos para ter o melhor resultado possível e amanhã temos mais um jogo, que é mais um certamente para ganhar».

Na opinião do selecionador nacional, Vasco Vaz, a equipa não fez um bom jogo «mas provavelmente a sorte também não esteve do nosso lado. As três primeiras bolas que vão à baliza são três golos italianos e isso condicionou um bocadinho o jogo. No entanto, conseguimos recuperar, mas depois também começou a faltar um bocadinho de cabeça e frescura física para poder dar a volta».

«Infelizmente não conseguimos aquilo que era o nosso objetivo que era vencer, mas vamos tentar pelo menos levar uma medalha. Aquilo que eu prometo é que eles vão fazer tudo para que Portugal consiga pelo menos uma medalha nestes Jogos», disse.