A atleta juvenil da Seleção Nacional, Francisca Henriques, conquistou ontem a medalha de ouro na prova de 200 metros Sprint e sagrou-se Campeã da Europa, no Europeu da disciplina que decorre, em Itália, até ao próximo dia 11.
Esta é a primeira vez que Portugal conquista um título europeu em femininos. Francisca juntou ainda ao título europeu o recorde nacional absoluto, com a marca de 19”137.
No final da prova, Francisca Henriques confessou sentir-se «muito feliz» e que «obviamente que ser Campeã da Europa é uma sensação única». Para a atleta, «foi a concretização de um sonho e, após muito trabalho e muita dedicação, é um sentimento de alívio».
No que diz respeito às perspetivas para o resto do campeonato, Francisca espera «conseguir conquistar mais medalhas e estar presente nos pódios» e, para hoje, «ir à final e conseguir com que a Jéssica seja Campeã da Europa e que também esteja lá no pódio».
Para Alípio Silva, selecionador nacional de Juvenis e Juniores, o balanço deste primeiro dia foi «bastante positivo. Sem dúvida que entrar no Campeonato da Europa, conquistando um título europeu, é algo que torna esse dia bastante positivo. Alcançámos também uma medalha de prata, ambas no escalão de Juvenis Femininos»
Para os restantes dias da competição, o selecionador explicou que «é um campeonato grande» em que «a gestão é fundamental» para além de «estarmos focados naquilo que vamos fazer e tentarmos continuar a conquistar medalhas dia após dia, prova a prova».