O Campeonatos Europeu de Patinagem de Velocidade terminou no passado dia 25, em Oostende, na Bélgica, nos escalões de Seniores, Juniores e Juvenis.
Jéssica Rodrigues e João Jesus sagraram-se vice-campeões da Europa no escalão de Juniores, pautado por um bom lote de patinadores que disputou provas com muito empenho, velocidade e competitividade. Jéssica venceu a prata na Prova dos 1.000mts Sprint e João nos 5.000 metros Pontos.
Rodrigues com sprints finais impressionantes de mais de volta e meia na prova de 1Km, espantou as adversárias no apuramento e meias finais. Jéssica foi ainda medalha de bronze nos 5Km Pontos, num aprova muito disputada, com grande espírito de sacrifício e resiliência.
João Jesus esteve gigante na nova prova estreada neste campeonato, os 5Km Pontos, com uma fuga na primeira parte da prova que lhe permitiu arrecadar nove pontos e obter a prata.
Francisca Henriques conquistou a última medalha em provas individuais e a única em estrada, ao ser terceira na prova da Volta (com 43,268’’ na final). Foi uma final muito disputada. A patinadora lusa que melhorou o seu Recorde Nacional Junior e Absoluto, dos 200m, colocando a nova marca em 19,738 (a anterior era de 19,833)
Em Seniores, Miguel Bravo esteve muito perto do pódio num escalão fortíssimo, sendo o Europeu mais competitivo de sempre, com inúmeros campeões europeus e mundiais em prova. Bravo foi quarto classificado nos 10Km Eliminar em Estrada, disputando o sprint final e quarto nos 10Km Pontos em Estrada, com sete pontos, a apenas um do terceiro.
Bravo foi ainda quinto nos 10Km Eliminar em Pista e fez uma exibição de elevado nível na Maratona, onde foi nono.
Portugal em bom nível nas estafetas
Portugal apresentou-se com cinco equipas de estafetas em todos os escalões e géneros, com exceção das seniores femininas. Todas as cinco equipas conseguiram o acesso à final na fase de apuramento.
Em seniores masculinos, António Freitas, Miguel Bravo e Marco Lira, que no ano de 2023 foram quarto classificados, alcançaram a final com o terceiro tempo das séries, entre os dez países participantes.
As estafetas de Juniores femininos (com Helena Oryshchyn, Leonor Ladeira, Francisca Henriques e Jéssica Rodrigues), masculinos (integrando Tiago Monteiro, João Jesus, Afonso Silva e Miguel Monteiro) e Juvenis (composta por Bernardo Costa, Afonso Neto, Manuel Piteira e Filipe Loureiro) conquistaram as medalhas de bronze (um número inédito para Portugal, três num só campeonato).
A estafeta de juniores femininos bateu o recorde nacional Junior nas eliminatórias (Helena, Francisca e Jéssica) com o tempo de 4,19,940, melhor tempo dos apuramentos, retirando sete segundos ao anterior máximo nacional.
A estafeta de Juvenis femininos (Matilde Ferreira, Ana Fernandes, Maria Dias e Clara Freira) foi quarta classificada.
No balanço deste campeonato o selecionador nacional de Seniores, Paulo Baptista, referiu que este foi «um Europeu extremamente competitivo onde os nossos patinadores mostraram, no geral, evolução, tanto no setor masculino como nas patinadores femininas (não presentes em 2023). Não alcançámos nenhuma medalha, ao contrário do ano anterior, mas ficámos muito perto do pódio, com os dois 4ºs lugares e numa estafeta muito competitiva que mostrou que se pode bater com qualquer seleção a nível europeu e mundial».
Para o selecionador de Juniores e Juvenis, Alípio Silva, «o balanço é positivo pelas sete medalhas obtidas, sendo quatro individuais e três coletivas, perante um grande nível competitivo, mas também pelas 19 classificações no Top 8. Esperávamos e trabalhámos para ter melhores resultados, mas temos de ficar satisfeitos perante o que foi alcançado».