A Seleção Nacional de Patinagem de Velocidade participou, entre 17 e 23 de julho em Valence d’Agen (França), no Campeonato da Europa da modalidade.
Com 18 atletas na comitiva, Portugal conquistou um total de sete de medalhas (cinco prata e duas de bronze).
Em Seniores, Portugal conquistou a prata nos 10 000m/Pontos em Estrada, com Marco Lira a sagrar-se Vice-Campeão da Europa. A equipa de estafeta (masculinos), composta por António Freitas, Marco Lira e Miguel Bravo, lutou até à última volta pelo pódio ficando em 4º lugar (a 36 centésimos do bronze), mas com uma grande exibição na final, após um brilhante apuramento.
Paulo Batista, Selecionador Nacional de Seniores, revelou-se satisfeito por «apenas dois anos após a renovação da seleção Senior conseguirmos colocar um patinador no pódio de um Campeonato Europeu em Seniores».
Nos escalões de formação, juniores e juvenis, a Seleção Nacional somou as restantes seis medalhas, com quatro pratas e dois bronzes. É ainda de destacar que os atletas portugueses conseguira 10 quartos lugares e classificaram-se maioritariamente na primeira metade da tabela classificativa, aumentando o nível de competitividade de forma consistente.
Em Juniores, Jéssica Rodrigues e Afonso Silva, ambos no primeiro ano do escalão, estiveram em grande destaque conquistando cada uma medalha de prata e uma de bronze.
Jéssica Rodrigues foi Vice-Campeã Europeia na prova de 10 000m a Eliminar em pista e Bronze nos 10 000m Pontos em estrada, com exibições de excelência.
Afonso Silva foi Vice-Campeão Europeu na prova de 10 000m Pontos em estrada, com um fuga bem conseguida, e com grande trabalho dos seus colegas de equipa, João Jesus (5º) e Miguel Monteiro (8º). Silva obteve ainda o bronze nos 1000m em Pista.
Já em Juvenis, esteve em bom plano Francisca Henriques, ao sagrar-se Vice Campeã Europeia de 200m, a escassos 43 milésimos de segundo da medalha de ouro.
Na estafeta (femininos), Francisca Henriques, Leonor Ladeira, Matilde Ferreira e Clara Pereira sagraram-se Vice-Campeãs Europeias, com uma exibição magnífica, na prova mais emocionante da Patinagem de Velocidade.
O Selecionar Nacional de Juvenis e Juniores, Alípio Silva, mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos, considerando que Portugal «nas prestações neste Europeu, elevou muito o seu nível, tendo uma participação extremamente positiva». Para o Selecionador «estes resultados deixam-nos confiantes num futuro risonho para Portugal na modalidade».