A seleção de seniores femininos empatou hoje, com Espanha, no campeonato europeu de hóquei em patins, naquele que foi o quarto jogo da fase de grupos. A equipa das quinas já tinha, desde ontem, um lugar garantido na final de sábado, depois da vitória frente à Itália e termina assim, esta fase, sem qualquer derrota.

Portugal sofreu um golo muito cedo –  quatro minutos após o início da partida – o que obrigou o conjunto português a correr atrás do resultado. Raquel Santos, marcou ainda antes do final do primeiro tempo, estabelecendo o resultado ao intervalo.

No tempo complementar, o equilíbrio entre as duas seleções foi o fator dominante, com investidas de parte a parte, mas ambas as equipas não conseguiram finalizar, com a seleção nacional a desperdiçar a conversão de um livre direto, por a azul mostrado à guardiã espanhola, a 37 segundos do fim.

Ana Catarina, Sub-capitã de Portugal | ©2021 Catarina Maria / FPP

No final da partida, a atleta Ana Catarina, confessou que o empate «é sempre penalizador. Entramos sempre nos jogos para ganhar, por isso, o empate para nós não foi suficiente. O nosso objetivo era ficar em primeiro do grupo, a partir do momento em que não conseguimos, não será um bom resultado para nós». Catarina fez questão de agradecer «a todos que têm estado aqui desde segunda-feira», sublinhando que «têm sido incansáveis» e deixou um apelo para sábado «voltarem e encher este pavilhão, porque são fundamentais e contamos com todos na final».

O selecionador nacional Hélder Antunes explicou que este era um «jogo de tripla». «Sabíamos que íamos ter de sofrer, sabíamos também que tínhamos capacidade para fazer sofrer a Espanha em determinados momentos e, o resultado, acaba por ser o empate, mas poderia ter caído para qualquer um dos lados».

Sobre a final de sábado, o técnico afirmou que será «um jogo completamente diferente». «Este era um jogo de fase de grupos, as finais decidem-se em pormenores. Nós, tal como desde o jogo com Inglaterra, somos uma equipa que está a crescer. Certamente que sábado vamos estar melhor do que hoje, vamos tentar não cometer erros que cometemos hoje e vamos ter de estar tranquilos».

Hélder Antunes deixou uma certeza: «a única garantia que podemos dar é que, se o povo português quiser ver a alma lusitana com rodas, pode vir ao Luso, que é isso que está garantido que vai ter ali dentro».

Portugal 1 x 1 Espanha
Golos: Raquel Santos

A seleção nacional descansa esta sexta-feira, e jogará a final, sábado, às 20h, com transmissão no site da FPP Tv.

Pode acompanhar tudo sobre o Europeu de Seniores Femininos no Instagram, Facebook e Twitter.

Toor Azemad

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins