O dia de segunda feira ficou marcado por grandes emoções em Riccione, cidade palco do Campeonato da Europa de Patinagem Artística com a conclusão das provas de Juniores nas especialidades de Patinagem Livre e Solo Dance.

Na Solo Dance, onde contámos com a participação de duas juniores femininas, contabilizamos um 5º lugar da Maria Teresa Silvestre, que na sua primeira participação com as cores da seleção nacional e ao som de Moulin Rouge manteve a posição que alcançara na Style Dance no dia anterior. Ainda na mesma especialidade e escalão Inês Alves alcançou o bronze com 127.23 pontos após fazer uma prova ao som de Fantasma da Ópera na Style Dance e numa Dança Livre que levou o público ao rubro.

Diogo Nogueira, Inês Alves e Mariana Almeida (da esquerda para a direita)

Ainda em Juniores mas em Patinagem Livre Guilherme Sousa ficou na 8ª posição com 99,38 pontos tendo ficado com uma pontuação 20 pontos superior à sua última prestação internacional. Diogo Nogueira por sua vez subiu ao pódio na terceira posição com uns estrondosos 175,08 pontos após duas prestações de suster a respiração no Programa Curto e Longo.

Após 8 anos Portugal vê novamente as cores nacionais no pódio de Juniores Femininos de Patinagem Livre, desta vez pela grande prestação de Mariana Almeida a sagrar-se vice campeã da Europa. Após a classificação de provisória de 3º lugar no programa curto com o tema Je Suis Malade, a prestação no programa longo numa interpretação de Titanic com a conhecida My Heart Will Go On de Céline Dion colocou não só o público do pavilhão com todas as atenções viradas para a atleta portuguesa como permitiu que subisse uma posição alcançando assim a prata. No mesmo escalão a atleta Mariana Silva ficou em 9º lugar alcançando 100,18 pontos num escalão que se demonstrou bastante competitiva.


Medalheiro

Pares de Dança Sénior: Medalha de Bronze (Ana e Pedro Walgode)

Juniores Solo Dance: Medalha de Bronze (Inês Alves)

Júnior Patinagem Livre: Medalha de Prata (Mariana Almeida) e Medalha de Bronze (Diogo Nogueira)