A seleção nacional absoluta feminina é vice-campeã do mundo, depois de ceder na final, frente à Espanha. Apesar do resultado de 2-0, Portugal só tem de se orgulhar por todo o percurso realizado até à final, oito anos depois da última presença no jogo decisivo de um mundial.

Embora o domínio espanhol em pista, a seleção das quinas conseguiu travar o ímpeto adversário até perto de minuto e meio do intervalo, momento em que sofreu o primeiro golo, de penálti.

No primeiro minuto da segunda parte as espanholas ampliaram para o resultado que viria a ser o final. Apesar do esforço de toda a equipa e da excelente exibição da guardiã das redes lusas, a seleção não conseguiu contrariar o marcador.

Leia abaixo as reações da capitã Ana Catarina e do selecionador nacional, Hélder Antunes:

Ana Catarina

«Saio bastante satisfeita. Não podemos ver isto como um desgosto. Claro que queríamos sair daqui campeãs, mas sabíamos as dificuldades que íamos ter e sabemos que Espanha é uma equipa muito forte, mas não nos podemos esquecer de todo o percurso que fizemos para trás. Temos de estar bastante orgulhosas: há oito anos que Portugal não chegava a uma final, e nós conseguimos chegar».

Fala-se muito que o campeonato português tem pouca qualidade. O que é certo é que as meninas de Portugal conseguiram chegar a uma final. Se calhar o campeonato português não tem assim tão pouca qualidade. E nós trabalhámos muito para isso».

Hélder Antunes

«Saio com a sensação de dever cumprido. Aquilo que projetámos, já desde 2019, na sequência do trabalho que temos vindo a fazer na base, juntamente com as associações e os clubes em Portugal está a dar algum resultado e isto é um trabalho que demora a cimentar».

«Claro que estou triste. Queria a medalha de ouro como é óbvio, mas tendo em conta o percurso que fizemos e aquilo que tentámos fazer contra a Espanha… Relembro que os últimos sete europeus são da Espanha e nos últimos cinco mundiais teve nas finais todas e conquistou quatro. Não é uma Espanha qualquer, merece todo o respeito de todas de todas as seleções do mundial».

«Tivemos dificuldades, não as conseguimos contrariar, mas deixámos tudo em campo, tentámos lutar pela vitória, não conseguimos. Tal como as jogadora sabem, não olhamos para baixo, não olhamos para cima, vamos continuar a olhar em frente».

Resultados

Portugal 5 x 0 Colômbia
França 0 x 5 Portugal
Argentina 2 x 3 Portugal

Quartos de final
Portugal 13 x 1 Inglaterra 

Semi-final
Portugal 2 x 0 Itália

Final
Portugal 0 x 2 Espanha

 

Toor

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins