A seleção nacional é vice-campeã da Europa, depois de ter lutado até ao fim, mas os minutos finais ditaram a vitória de Espanha, na final do europeu.
Num duelo ibérico equilibrado, emotivo e de ritmo intenso, Portugal começou por criar algumas situações de perigo e a conseguir parar os ataques de Espanha. A equipa mostrou-se coesa a defender, mas o bloco defensivo espanhol dificultava também as incursões lusas na área adversária.
Ao minuto 17 foi assinalado penálti a favor de Espanha, mas o guarda-redes luso, impediu o golo. Portugal aumentou a pressão a meio do primeiro tempo, mas sem golos, com as equipas a recolherem aos balneários com o marcador a zero.
A segunda parte trouxe todos os ingredientes de uma final e, principalmente, os golos. Portugal inaugurou o marcador com três minutos decorridos: João Pina recebeu a bola a meio da pista e partiu para a linha de penálti, rematando para o primeiro luso (1-0). No mesmo minuto, numa jogada individual, Martim Lopes percorreu a pista e, de frente para a baliza, «disparou» para o segundo, sem hipótese para o guardião espanhol (2-0).
Os espanhóis não baixaram os braços e reduziram no minuto seguinte (2-1). Quase a meio do tempo complementar, João Pina foi travado em falta, sendo obrigado a sair lesionado, para não mais voltar à pista. Portugal seguiu a pressionar e, ao minuto 11, Diogo Duarte marcou o 3-1 na recarga do livre direto, pela 10ª falta assinalada à seleção espanhola.
Sempre a patinar atrás do resultado, Espanha voltou a reduzir ao minuto nove (3-2) e, dois minutos depois, empatou novamente a partida (3-3). Segundos depois, Diogo Duarte voltou a colocar a seleção das quinas em vantagem (4-3) mas, a cinco minutos do final, os espanhóis lograram novo empate (4-4).
Com a 10ª falta de Portugal, Espanha passou para a frente pela primeira vez no jogo (4-5), quando faltavam dois minutos e meio para jogar. A 30 segundos do fim a seleção passou a jogar com cinco e ainda ameaçou a baliza espanhola, mas a bola acabou por sobrar para os espanhóis que perfizeram o 4-6. A nove segundos do apito, o cartão azul mostrado a Portugal valeu novo livre direto e o resultado final de 4-7 para a Espanha.
Portugal deixou tudo em rinque num encontro bem disputado em que a seleção espanhola sofreu, mas conseguiu superar-se nos derradeiros minutos da partida.
Classificação Final
1º Espanha
2º Portugal
3º Itália
4º França
5º Suíça
6º Inglaterra
7º Andorra
8º Alemanha