No jogo inaugural desta tarde, do primeiro europeu de Sub-17 feminino, Portugal empatou a três golos, frente à Inglaterra.

A seleção lusa marcou primeiro, aos nove minutos, por intermédio da capitã Ana Silva (1-0). Este foi o único golo do primeiro tempo, depois das quinas terem falhado a conversão de dois penáltis ainda nos primeiros 20 minutos.

A segunda parte arrancou com Portugal a marcar praticamente na bola de saída, aos nove segundos, por Mariana Teixeira. Quando Portugal tinha aparentemente o controlo do jogo, as inglesas conseguiram reduzir, ao minuto oito. 20 segundos depois Diana Moreira fez o terceiro e último para Portugal. As inglesas não desistiram e, em dois minutos reduziram para o 3-2 e, de penálti, fecharam o marcador nos 3-3.

No final do jogo procedeu-se à marcação de livres diretos (para o desempate em caso de igualdade pontual nesta fase de grupos), e aí a seleção levou a melhor, com a marcação de dois, face a nenhum das inglesas.

No final do jogo, o selecionador nacional confessou que «o balanço não é positivo, tendo em conta que queríamos os três pontos. Temos de analisar e fazer uma introspeção daquilo que falhou». O técnico sublinhou que o conjunto luso tem de ser «mais personalizado, ter mais caráter e mais querer. Faltou-nos isso, sobretudo». Na sua opinião, a equipa «a determinados espaços no jogo parecia estar acomodada ao resultado e, num europeu, não se pode andar acomodado. Temos de mudar a dinâmica mental e competitiva da equipa», disse.

Portugal folga amanhã e volta a entrar em rinque na quarta-feira, frente à seleção italiana. Na antevisão à partida, Antunes acredita que «vai ser um jogo extremamente difícil contra uma Itália que é candidata e que tem vindo a fazer um trabalho um pouco idêntico ao nosso com estas miúdas e que já teve também participações em algumas competições a nível europeu este este ano, para além de ter sete jogadoras do Valdagno, o que faz com que seja uma uma equipa com uma estrutura montada».

O treinador sublinha que «ou mudamos o chip e apresentamos outra mentalidade e acima de tudo outro querer, ou vamos passar um mau bocado». «Agora é altura de levantar a cabeça e mostrarmos em campo aquilo a que realmente viemos. Se temos essa capacidade ou não, vamos ter de aguardar pelo jogo da Itália, mas é isso que eu espero das jogadoras, que me deem essa resposta», concluiu.

Agenda | Fase De Grupos

Portugal 3 x 3 Inglaterra
30/08/2023 | 18h00 | Itália x Portugal
31/08/2023 | 18h00 | Alemanha x Portugal
01/09/2023 | 14h00 | Portugal x França

Acompanhe todos os resultados e as fichas de jogo em tempo real aqui e assista aos jogos na WSE TV.

Toor

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins