A seleção nacional estreou-se da melhor forma no U23 WSE Euro, ao vencer por 15-1 a Inglaterra, na sua estreia na competição. Um encontro em que Portugal não revelou dificuldades, e que já vencia ao intervalo por 7-0.
Logo no primeiro minuto de jogo, Diogo Barata viu o cartão azul por engachamento mas na baliza, Xano Edo fechou o ângulo ao jogador inglês e defendeu. Passados os dois minutos de under play, Portugal começou a tomar conta do jogo, com mais posse e circulação de bola, obrigando os ingleses a recuar no rinque.
O primeiro golo de Portugal surgiu da meia distância: Zé Miranda, enquadrado com a baliza, não hesitou e inaugurou o marcador (1-0). Na resposta, a seleção inglesa tentou aguentar a toada das quinas, mas Portugal aumentou a intensidade de jogo com o objetivo de provocar o erro do adversário.
Ao minuto 16, Diogo Barata tentou o golo, mas a bola bateu num jogador inglês e sobrou para Lucas Honório, que estava no sítio certo e marcou o segundo (2-0). O terceiro resultou de uma falha de marcação dos ingleses que a seleção aproveitou e, depois de uma troca de bola atrás baliza, esta foi para o stick de Diogo Barata, que perfez o 3-0. 10 segundos depois, Tiago Sanches, assistido por Jotta, marcou o 4-0.
Nos últimos cinco minutos, a Inglaterra tentou reagir abrindo mais as linhas, mas Portugal esteve imparável e chegou ao quinto, assinado por Bernardo Ramalho, num remate rasteiro que enganou o guardião inglês. A dois minutos do intervalo, Zé Miranda bisou para o sexto com um remate potente (6-0) e, antes do apito, numa jogada individual, Jotta ganhou a frente e disparou para o 7-0, com que as equipas foram para o descanso.
O segundo tempo foi idêntico à primeira parte: a Inglaterra ainda reduziu com um golo, mas a seleção não estava satisfeita e marcou mais oito golos por Lucas Honório (3), Gustavo Pato (2), Diogo Abreu, Jotta e Zé Miranda.
Para o camisola 5 da seleção, Lucas Honório, esta foi «uma vitória bem conseguida em que seguimos o nosso plano de jogo e fizemos o que o mister pediu». «Tivemos sucesso, consolidámos algumas coisas e conseguimos soltar o nervosismo do primeiro jogo. Agora é continuar com o nosso trabalho e vamos aproveitar a folga para descansar e analisar o próximo adversário», concluiu.
O selecionador nacional, Renato Garrido explicou que a equipa «tinha perspetivado iniciar o Campeonato da Europa com uma vitória. Fomos fiéis ao nosso processo e ao que treinámos e conseguimos em campo realizar as ações que temos trabalhado». O técnico sublinhou que, «a nível defensivo fomos uma equipa muito presente, em que não permitimos que as bolas chegassem à nossa baliza e, a nível ofensivo, nas transições aproveitámos sempre bem todas as ações para marcar golo e poder chegar à baliza».
Sobre os jogadores, o selecionador mostrou-se «surpreendido», pois «há muitos anos que não tinha o prazer de trabalhar com esta malta», sublinhando que «vejo jovens, mas já com um profissionalismo muito sério e uma responsabilidade muito elevada para a idade que têm».
«Temos trabalhado quase sempre de forma bidiária, em que eles têm uma entrega ao trabalho francamente positiva, e que a mim me deixa tranquilo para o futuro desta modalidade no nosso país».
A seleção nacional amanhã folga e volta a entrar em rinque na quinta-feita. O U23 WSE Euro decorre até sábado, dia 8.
Marcadores: Lucas Honório (4), Zé Miranda (3), Gustavo Pato (2), Jotta (2), Bernardo Ramalho, Diogo Abreu, Diogo Barata e Tiago Sanches.
Agenda | Campeonato da Europa
Portugal 15 x 1 Inglaterra
06/04/2023 | 20h | Itália x Portugal
07/04/2023 | 15h | Suíça x Portugal
08/04/2023 | 18h | Portugal x Espanha
Consulte o calendário completo, fichas de jogo, resultados e classificações aqui.