A seleção nacional feminina de Sub-17 venceu o jogo de estreia do WSE Euro Women 2024, que decorre em Olot, até ao próximo sábado. Portugal venceu a Inglaterra com cinco golos sem resposta, num jogo que praticamente só teve o sentido da baliza inglesa.
A seleção das quinas, campeã em título, entrou mais perigosa, logo com um remate ao poste, enquanto o conjunto inglês procurava sair nas transições, embora com muito pouco perigo. A guarda-redes adversária foi conseguindo adiar o golo até ao minuto 15, momento em que Matilde Machado recuperou a bola a meio da pista, tirou as adversarias do caminho e rematou para o 1-0. A cinco minutos do intervalo, Matilde bisou com um remate cruzado para o 2-0, resultado no primeiro tempo.
A história do jogo na etapa complementar não foi muito diferente. Portugal continuou a procurar a baliza adversária, com a Inglaterra a não ter argumentos face ao ritmo e jogo da seleção. Rute Santos rematou rasteiro para o 3-0, Ana Folgado assistiu Daniela Oliveira para esta finalizar no 4-0 e, no último minuto de jogo, Matilde Granadas fechou a contagem nos 5-0.
O selecionador nacional, Hélder Antunes, considerou que esta «foi uma estreia positiva da nossa parte em que conseguimos no primeiro jogo alcançar uma vitória, com o fator importante de não termos sofrido golos».
«A equipa foi crescendo ao longo do jogo: entraram um bocadinho ansiosas, mas conseguimos levar para o rinque alguns dos nossos processos. Temos de crescer mais na competição para os jogos que aí vêm e melhorar alguns aspetos que hoje não saíram tão bem», explicou.
Na antevisão da partida de amanhã frente à seleção espanhola, o selecionador espera «um jogo de grau de dificuldade elevado quer para a equipa espanhola, quer para nós» pois «são duas equipas que teoricamente são candidatas ao título». O técnico espera «um jogo exigente do ponto de vista físico, tático e sobretudo mental» em que Portugal vai tentar fazer a sua parte e contrariar os argumentos da Espanha».
Na opinião da capitã, Rita Monteiro, este foi «um primeiro jogo com um balanço muito positivo» e explicou que «era algo que a equipa já esperava porque trabalhou muito para isso».
«Crescemos e fomos ganhando confiança e, a partir do primeiro golo, fomos sempre melhorando. Queremos continuar a melhorar e crescer durante a competição e dar o nosso melhor em todos os jogos para estarmos na final e ganharmos», disse.
Esta tarde, às 19h45, é a vez da seleção nacional de Sub-17 masculina entrar em rinque para jogar contra a seleção espanhola. A seleção feminina também tem encontro marcado com Espanha, amanhã, às 18 horas.
Consulte o calendário completo e as fichas de jogo em tempo real aqui e assista aos jogos na WSE TV.