A seleção nacional masculina de Sub-17 goleou, esta tarde, a Inglaterra, por 13-0, e garantiu desta forma a presença nas meias finais da competição, onde vai defrontar a Itália.
Numa partida de sentido único, Portugal chegou ao primeiro golo com dois minutos e meio no relógio, fruto de uma jogada a três toques finalizada por Martim Oliveira. Ao intervalo, o conjunto das quinas vencia por sete golos sem resposta marcados por Martim Nunes (3), Martim Oliveira, Afonso Carrais e Henrique Costa.
Na segunda parte a história repetiu-se. Portugal continuou a impor o seu hóquei e os golos foram surgindo. Gonçalo Costa, Henrique Costa, Martim Nunes, Afonso Carrais, Martim Oliveira e Duarte Ferreira fecharam a contagem nos 13-0.
Declarações do selecionador nacional, Hugo Azevedo, no final da partida:
Voltámos a fazer um jogo competente, muito sério, que permitiu-nos também aprimorar e melhorar alguns aspetos do ponto de vista ofensivo e da finalização.
Voltámos – o que era um dos objetivos parciais -, a não sofrer golos e isso dá-nos segurança no jogo, robustez ao processo defensivo e também alguma confiança nesse mesmo processo, nesse que era também um dos objetivos para hoje.
O jogo de amanhã é completamente distinto. Vamos encontrar uma Itália fortíssima e esperamos tremendas dificuldades, mas acreditamos que este nosso crescimento e esta evolução e maturação do nosso jogo, vai permitir-nos fazer um ótimo jogo e acima de tudo e o mais importante nesta fase, estarmos presentes na final, que é o nosso grande objetivo para amanhã.
Nota ainda para a atribuição do Cartão Branco à seleção nacional, por ter terminado este jogo dos quartos de final sem cometer qualquer falta. Recorde-se que o Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos.

O jogo da meia-final frente à seleção italiana está marcado para amanhã, às 16h. Consulte o calendário da prova aqui e assista à competição na FPP Tv.
