A seleção nacional goleou esta noite, a Suíça, com oito golos sem resposta, no primeiro jogo da Fase de Grupos da taça das Nações.

Apesar de ter entrado em rinque a exercer forte pressão sobre a adversária, a seleção lusa encontrou dificuldades em quebrar a defesa helvética. Mesmo com o jogo a ter praticamente só um sentido, e com as melhores oportunidades a pertencerem a Portugal, a falta da eficácia do conjunto luso e a exibição do guardião suíço foram adiando os golos. A Suíça raramente chegava à área lusa e, quando o fez, Xano Edo correspondeu.

Tudo se alterou a três minutos para o descanso, na sequência de uma jogada triangulada entre Rafa, João Souto e Gonçalo Pinto, com este a inaugurar o marcador na sua estreia pela seleção nacional (1-0). A pouco menos de minuto e meio para o intervalo a Suíça viu o azul por enganchamento, mas Jean-Pierre Vizio negou o golo a Gonçalo Alves. Portugal aproveitou a situação de powerplay e, com assistência de Gonçalo Alves, Xavi Cardoso também fez a sua estreia a marcar pelas quinas com o 2-0, a 30 segundos do intervalo.

Portugal joga amanhã o segundo jogo frente à seleção francesa | ©Catarina Maria | FPP

Na segunda metade, a falta  de eficácia dos primeiros 25 minutos desapareceu. Gonçalo Alves, cara a cara com o guarda-redes suíço, levantou a bola e dilatou logo ao minuto 23 (3-0). Com o «nó» já desfeito, João Rodrigues ampliou para o 4-0 no minuto seguinte e Nuno Santos marcou o 5-0, dois minutos depois.

Ao minuto 14 foi marcado penálti a favor de Portugal e, desta vez, Gonçalo Alves não perdoou e bisou no encontro com uma stickada fortíssima para o 6-0. Nos últimos cinco minutos, João rodrigues também bisou para o 7-0 e Hélder Nunes fechou a contagem nos 8-0.

Na opinião do capitão, João Rodrigues, «Portugal entrou muito bem, fez um jogo muito sério desde o primeiro segundo, criámos inúmeras ocasiões de golo e houve muito mérito da parte do guarda-redes da Suíça que adiou o primeiro golo durante largos minutos», acrescentando que «a vitória é uma boa maneira de começar a Taça das Nações e estamos contentes com aquilo que apresentámos hoje».

«Amanhã será uma história completamente diferente contra um rival com outros argumentos, a França, e vamos descansar agora para poder estar bem amanhã para enfrentar este desafio», concluiu.

João Rodrigues marcou dois dos golos de Portugal frente à Suíça | Portugal joga amanhã o segundo jogo frente à seleção francesa | ©Catarina Maria | FPP

Para o selecionador nacional, Paulo Freitas, este «foi um jogo de grande compromisso por parte de toda de toda a equipa» e explicou que pode ser dividido «em duas partes distintas: uma primeira parte onde fomos menos eficazes, mas houve muita qualidade de jogo, e uma segunda parte onde baixámos um bocadinho a qualidade, mas fomos muito mais eficazes e inteligentes, ao ponto de sabermos gerir os momentos e os ritmos de jogo».

Freitas revelou estar «muito satisfeito com aquilo que produzimos, diria que até em função do trabalho que desenvolvemos, um pouco surpreendido, com toda a qualidade que foi demonstrada, principalmente, no decorrer da primeira parte».

Portugal volta a entrar em rinque amanhã, às 20h00, frente à seleção de França. Assista aos jogos ELEVEN na DAZN e confira todos os resultados e fichas de jogo aqui.

Toor

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins