A seleção nacional entrou da melhor forma no Campeonato Europeu de Hóquei em Patins ao golear a Alemanha, por 10-0, no último jogo do primeiro dia da competição, no Multiusos de Paredes.

Ao intervalo Portugal já vencia por 3×0, com Gonçalo Alves a inaugurar o marcador aos oito minutos. Cinco minutos depois foi a vez de Telmo Pinto fazer o 2-0 e, o terceiro, teve a assinatura de Jorge Silva.

No tempo complementar, o jogo foi praticamente todo dominado pela equipa das quinas que dilatou o marcador. Gonçalo Alves e Jorge Silva voltaram a marcar (4-0 e 5-0) e Henrique Magalhães faz o sexto golo de Portugal. Telmo Pinto e Diogo Rafael fizeram o sétimo e o oitavo golo para a seleção. João Rodrigues e Rafa selaram o resultado final em 10-0.

Para o capitão da seleção, João Rodrigues, «foi um sentimento fantástico voltar a competir por Portugal», pois foi «demasiado tempo sem podermos jogar pelo nosso país e isso pode ter pesado na nossa entrada em jogo», explicou. «Demorámos a entrar e a tornar o jogo mais fluído, mas a verdade é que conseguimos uma boa vitória que nos dá confiança para amanhã» referindo que foi «importante não termos sofrido golos, quer pela nossa defesa, quer pelos guarda-redes, que fizeram os dois uma grande exibição. Acima de tudo é isso: começar a ganhar com uma boa vitória, com bons números e pensar já no jogo de amanhã que será de certeza bem mais difícil contra uma França muito forte e motivada pela vitória contra a Itália», concluiu.

Sobre o jogo, o selecionador nacional, Renato Garrido, considerou que «houve vontade a mais de querer fazer as coisas bem e não conseguimos adaptarmo-nos muito bem ao adversário no início do jogo – não porque não quiséssemos, mas porque as coisas não estavam a sair bem – mas, durante a partida, fomos conseguindo ajustar aquilo que era o nosso processo». Garrido explicou que Portugal «subiu um pouco as linhas defensivas para criar menos dificuldade possível aos nossos guarda-redes e isso foi conseguido, fomos conseguindo ganhar contra-ataques».

Marcadores: Gonçalo Alves (2), Jorge Silva (2), Telmo Pinto (2), Henrique Magalhães, Diogo Rafael, João Rodrigues e Rafa.

Amanhã, Portugal defronta a seleção francesa, às 21:45h. Assista aos jogos da seleção na RTP1 ou em FPP TV.

Toor Azemad

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins