Os patinadores da Seleção Nacional de Patinagem de Velocidade entraram da melhor maneira em pista, no primeiro dia de provas do Campeonato Europeu da modalidade, em Canelas.

O saldo para Portugal traduziu-se em quatro medalhas: uma de ouro e três de prata.

Diogo Marreiros sagrou-se, Campeão da Europa, na prova dos 10 mil metros por pontos a eliminar. Esta é a primeira vez, na história da Patinagem de Velocidade, que Portugal ganha o ouro, no escalão de seniores.

Diogo Marreiros celebra o título de Campeão Europeu 10 000 mts Pontos Eliminar com Martyn Dias e Miguel Bravo • ©Catarina Maria / FPP

Para Marreiros este é «um sonho cumprido. Sinto-me tão feliz. Trabalhámos imenso em Lagos, eu e o meu treinador – professor Paulo Baptista -, o Martyn Dias, o Miguel Bravo e o Manuel Martins. Fizemos um trabalho incrível e, conseguir trazer este resultado para nós, por todo aquele trabalho que fizemos este ano, é incrível e é um sonho cumprido».

Miguel Monteiro | Vice-Campeão Europeu dos 5 000 mts Pontos | Juvenis • ©Catarina Maria / FPP

Na prova dos 5000 metros por pontos, Miguel Monteiro venceu a medalha de prata, no escalão de juvenis. Segundo o atleta «o objetivo era o top cinco. Consegui o segundo lugar, graças à minha equipa, esta medalha é minha e deles e de todos os meus colegas. Emocionei-me logo, nem sabia o resultado, mas sabia já que tinha sido bom, por isso vieram-me logo as lágrimas aos olhos».

Marco Lira | Vice-Campeão Europeu dos 10 000 mts Pontos Eliminar | Juniores • ©Catarina Maria / FPP

Também na prova dos 10 mil pontos a eliminar, Marco Lira venceu a medalha de prata, desta feita no escalão de juniores. Para o skater «foi uma boa prova, muito dura. Ganhar o segundo lugar foi bom, mas claro que o objetivo era o ouro. Foi o primeiro dia, ainda há muitos pela frente e vou à luta pelo ouro. Estou motivado para amanhã e para os próximos dias e vamos com tudo».

Jéssica Rodrigues e António Piteira | Vice-Campeão Europeu dos 500 mts sprint equipas | Juniores • ©Catarina Maria / FPP

A terceira medalha de prata do dia, ficou entregue na prova dos 500 metros sprint de equipas, no escalão de juvenis, a António Piteira e Jéssica Rodrigues. Para o atleta «foi uma grande alegria. Todo o meu trabalho deu frutos, mas também com uma companheira como a Jéssica é fácil. Isto reflete muito trabalho, tanto da minha parte como da parte da Jéssica. Fomos sempre muito aplicados nos treinos e sempre com o foco, desde o início da época, de ganhar uma medalha no europeu. E ainda estamos à espera de ganhar mais uma ou duas».

Jéssica Rodrigues afirmou ter trabalhado «muito para ter uma medalha destas, ainda por cima em equipa. Fico muito mais feliz porque é um trabalho dos dois».

Amanhã, a competição arranca às dez horas, com as provas de 500 metros sprint e de 5000 e 10000 a eliminar e pode ser acompanhada em direto na World Skate Europe TV.


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.