A seleção nacional absoluta feminina defrontou e venceu a seleção de Inglaterra nos quartos de final, por 13 -1 e carimbou a passagem às meias-finais, com golos de Sofia Moncóvio (3), Beatriz Silva (3), Joana Teixeira (2), Inês Severino (2), Ana Fernandes (2) e Ana Catarina.
Num jogo que já se previa de baixa dificuldade (Inglaterra regista apenas derrotas na competição), Portugal já vencia as inglesas por 7-1 ao intervalo. Na segunda parte o conjunto das quinas dilatou com mais seis golos.
Portugal joga a meia-final amanhã, às 20h, com transmissão na RTP2, e fica à espera do jogo desta tarde entre Itália e Colômbia, para conhecer a seleção adversária.
No final da partida, Sofia Moncóvio explicou que «enfrentámos este jogo com a mesma seriedade que levámos para todas as partidas que disputámos até agora. Foi o facto de termos aplicado os processos que trabalhámos até agora, que o tornou fácil».
Se não houver surpresas, a Itália será a adversária de Portugal na meia-final. Sobre as italianas, Sofia descreveu a equipa como «bastante aguerrida e apesar de não ser uma equipa com muita rotação, tem uma capacidade física bastante boa. São também taticamente bastante evoluídas com algumas jogadoras que já são muito experientes e é com isso que temos de contar e para o qual nos vamos preparar».
O selecionador nacional, Hélder Antunes, concordou que a seleção das quinas «tornou o jogo fácil. As jogadoras sabiam de antemão que éramos favoritos, mas que o jogo podia-se complicar se facilitássemos. As jogadoras, mais uma vez, da forma séria com que têm estado desde o início, encararam o jogo de forma séria: tentaram desbloquear o jogo rapidamente para termos essa tranquilidade e fazer um bom jogo».
Esperando Itália ou Colômbia como adversária no jogo de amanhã, Antunes referiu que a Itália «tem sempre o fator casa» mas é perentório ao afirmar que «a seleção portuguesa não está preocupada com a equipa da casa ou a equipa que vem do continente sul-americano» e está preparada para jogar em qualquer ambiente, focada no que se passa no rinque.
Caso calhe a equipa anfitriã, o selecionador acredita que «vamos apanhar uma Itália que nos vai dar mais posse de bola, vai jogar nas transições e tem uma das melhores guarda-redes do mundo. É uma equipa muito forte nas transições ofensivas e defende com um bloco muito coeso no corredor central».
«Se sair o emparelhamento com a Colômbia, vamos ter uma equipa que também defende com um bloco médio-baixo, com uma excelente guarda-redes e seis jogadores que jogam em Espanha com alguma experiência competitiva. É uma equipa que faz também da sua arma forte as transições ofensivas», acrescentou.
«Vamos estar descansados. Vamos recuperar as atletas e começar a preparar o jogo. Amanhã, seja qual for o adversário, será o mesmo que até aqui: humildade, respeito, mas quem veste esta camisola veste-a para ganhar qualquer jogo», concluiu.
Resultados
Portugal 5 x 0 Colômbia
França 0 x 5 Portugal
Argentina 2 x 3 Portugal
Quartos de final
Portugal 13 x 1 Inglaterra
Semi-final
20/09/24 | 20h | Portugal x Itália ou Colômbia (jogo a realizar esta tarde)
Final
21/09/24 | 20h
Consulte o calendário completo e acompanhe as fichas de jogo em tempo real aqui e assista à partida em direto através da RTP 2.