A seleção nacional entrou com o patim esquerdo no WSE Euro Women ao perder, esta tarde, por 5-1, frente à seleção espanhola detentora do título, no primeiro jogo da Fase de Grupos.
Portugal inaugurou o marcador no primeiro minuto de jogo por Raquel Santos que desviou para o golo à boca da baliza (0-1). Na resposta, as espanholas optaram por pressionar alto, obrigando a equipa lusa a ter de romper a primeira linha de pressão de forma a aparecer na cara da guardiã adversária.
Portugal reagiu ao golo e foi conseguindo aguentar o ritmo e a pressão das espanholas, com a ajuda da guarda-redes Cláudia Vicente, muito segura na baliza. Espanha continuou a pressionar e o golo do empate acabou por surgir, ao minuto 14, através de um ressalto ganho por Aina Florenza, resultado com que as equipas foram para o intervalo (1-1).
Na etapa complementar, apesar de Espanha ter entrado melhor e conseguido «encostar» Portugal no seu meio rinque, as comandadas de Hélder Antunes reagiram e começaram a sair com mais velocidade para o contra-ataque, criando algum perigo na área adversária, mas sem finalizar. O equilíbrio durou até ao minuto 13, quando as espanholas chegaram ao 2-1. A partir daqui, a equipa das quinas revelou dificuldades em reorganizar o jogo e as espanholas foram dilatando o resultado até ao 5-1 final. Maria Sofia Silva poderia ter reduzido de livre direto a 2’35 do fim, mas a guardiã espanhola defendeu.
No final do jogo, a guardiã Cláudia Vicente explicou que a equipa entrou bem na primeira parte «e sem dúvida que entrámos com confiança e conseguimos manter-nos muito bem na defesa e equilibrar». No segundo tempo, «erros fulcrais da nossa parte fizeram com que também a eficácia delas resultasse e foi isso que fez a diferença». «Neste momento é recuperar e levantar a cabeça porque ainda é só o começo e temos muitos jogos para ganhar e com certeza que o vamos fazer», disse.
O selecionador nacional, Hélder Antunes, felicitou a seleção adversária e assumiu que «Espanha foi superior em várias fases e vários momentos de jogo» embora Portugal «também tenha conseguido ter alguns momentos bons, só que não conseguimos ser consistentes ao longo do jogo, nomeadamente na reação à perda da bola e à saída de pressão, onde tivemos dificuldades». «Conseguimos em transições – que era também o plano de jogo que tínhamos – criar algumas dificuldades à Espanha, mas cometemos alguns erros que temos de os assumir e corrigir. E há que seguir em frente», explicou.
Sobre o jogo de amanhã frente à seleção italiana, o técnico explicou que será uma partida de «características diferentes, onde penso que vamos ter mais posse de bola no meio-campo ofensivo e onde vamos ter de estar muito atentos às transições e às meias distâncias».
«Amanhã vamos mostrar porque é que assumimos que somos candidatos ao título. Vamos estar muito melhor do que estivemos hoje, porque este foi o primeiro jogo, mas o campeonato não terminou e agora temos de levantar a cabeça. Temos menos de 24 horas para o fazer e acreditamos naquilo que fizemos até ao momento e naquilo que ainda podemos fazer», concluiu.
Agenda | Fase de Grupos
Espanha 5 x 1 Portugal
05/12/2023 | 17h00 | Itália x Portugal
06/12/2023 | 17h00 | Portugal x França
Consulte as fichas de jogo, resultados e classificações em tempo real aqui.