No primeiro jogo deste segundo dia do torneio GoldenCat, a seleção nacional absoluta feminina venceu o Chile por 5-3, com hat trick de Raquel Santos e mais dois golos de Sofia Moncóvio e Joana Teixeira. Mais logo às 16h15, as comandadas de Hélder Antunes defrontam a Catalunha. Também no masculino, Portugal vai jogar hoje, frente à seleção anfitriã, às 20h15.

Partida bem disputada de parte a parte, mas com o ascendente maioritariamente do lado da seleção das quinas que inaugurou o marcador, com oito minutos jogados, pelo stick de Raquel Santos (1-0). Dois minutos depois, Joana Teixeira colocou em Sofia Moncóvio para esta marcar o segundo para Portugal (2-0). O Chile conseguiu reduzir num contra-ataque de 3×2 e estabeleceu o resultado ao intervalo nos 2-1.

Com nove minutos jogados da segunda parte, as chilenas lograram o empate, de livre direto, por azul mostrado a Inês Severino (2-2), mas a resposta lusa chegou três minutos depois, com Raquel Santos a bisar para o 3-2. Joana Teixeira dilatou para o 4-2, o conjunto chileno ainda reduziu para a margem mínima, mas Raquel encerrou o marcador com o terceiro da conta pessoal, nos 5-3, a cinco minutos do fim.

Na análise à partida, Raquel considerou que «foi um jogo renhido e bem disputado» por parte da seleção, apesar «de cometemos alguns erros, algo de esperar numa preparação para o mundial, mas temos um jogo à tarde e já estamos focadas nele, onde vamos só corrigir e acertar alguns pormenores». «Em suma, foi um jogo mais consistente da nossa parte, estivemos bem e é para continuar este caminho», disse.

Para o selecionador nacional, Hélder Antunes, este «foi um jogo onde conseguimos mostrar que melhorámos algumas coisas que ontem não tinham corrido tão bem. Também cometemos alguns erros, mas no cômputo geral, na maior parte do tempo, houve uma ligeira superioridade de Portugal».

Antunes explicou que «também sofremos algum tempo, o que faz parte, porque trata-se de uma seleção que está sempre na luta pelos lugares cimeiros em qualquer prova», mas mostrou-se «satisfeito com o coletivo e com este bocadinho de crescimento que mostrámos».

«Agora é tentar recuperar o mais rapidamente possível para logo à tarde, que espera-nos um grande jogo contra a equipa da casa, que está repleta de jogadoras de alto nível e experiência, e que vai ser um grande desafio para nós, onde vão ser expostas algumas feridas que vamos anotar e tentar tapar durante as próximas semanas no Luso», concluiu.

Agenda | SNA Feminina
Hoje

16h15 | Catalunha x Portugal

Dia 31

14h00 | Portugal x Itália

Dia 1

09h00 | 3º e 4º
11h00 | Final

Acompanhe as fichas de jogo em tempo real aqui e assista aos jogos na FPP TV.

Toor

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins