A Seleção Nacional de Patinagem Artística está prestes a iniciar a participação no Campeonato da Europa da disciplina que vai ter lugar, em Andorra, de 31 de agosto a 10 de setembro.
Em competição vão estar 17 países. Portugal participa com uma comitiva de 48 atletas distribuídos pelas especialidades de Livres (20) e Solo Dance (28), nos escalões de Cadetes, Juvenis, Juniores e Seniores.
Para este Campeonato da Europa, o técnico da disciplina, Filipe Sereno, espera que «os atletas portugueses se apresentem no seu melhor nível e que o trabalho realizado, em simultâneo com o desenvolvido nos seus clubes, se reflita nas suas melhores performances da época». Sereno explicou que foi feita um aposta «numa participação elevada de atletas para esta competição, atletas com grande qualidade» salientando que «temos muita confiança em todos eles».
A prova arranca dia 31, nas especialidades de Solo Dance e Pares de Dança. Os atuais vice-campeões do mundo e vencedores da medalha de ouro nos recentes The World Games, em Birmingham, Ana e Pedro Walgode, entram em rinque no dia 2.
Para Ana Walgode, «um dos nossos maiores objetivos, enquanto par, é conseguir sintonizar a um nível máximo a nossa patinagem, pois quando estamos sintonizados as coisas acontecem de uma forma muito fluída e, assim, conseguimos alcançar uma performance que esperemos que cative o público e os juízes». «Adicionalmente queremos validar aquilo a que nos propomos tecnicamente nestes programas e desfrutar deste campeonato ao máximo, partilhar as experiências com os nossos colegas da Federação e com todos os demais», acrescentou.
Diogo Craveiro, atleta da especialidade de Livres, vice-campeão do mundo nos World Roller Games de 2019, em Barcelona, e campeão Nacional de Seniores, revela que os seus objetivos para este campeonato são os de «executar os elementos técnicos dos dois programas de forma eficaz e conseguir, uma vez mais, dignificar o nome de Portugal nas competições internacionais com uma boa performance».
Pode acompanhar todas as provas dos atletas portugueses através da WSE TV.