A seleção nacional de Sub-17 feminina venceu, esta tarde a Alemanha, por 4-0 e ocupa a terceira posição da classificação com seis pontos. Espanha (1º lugar) e Itália (2º lugar), também com seis pontos, jogam hoje ao final da tarde.
A seleção alemã foi a primeira a criar perigo no primeiro minuto, mas as pupilas de Hélder Antunes não se assustaram e, com dois minutos do relógio, Ana João Folgado livre de marcação, ganhou espaço na área e rematou para o 1-0.
O golo animou a equipa que, nos minutos seguinte, protagonizou vários lances de perigo na área alemã, no entanto sem conseguir finalizar. Apesar de mais atacante e com mais posse de bola, a seleção nacional continuou a ser perdularia na finalização, não aproveitando uma Alemanha que não conseguiu desenhar verdadeiros lances de perigo e quando o fez, a guardiã lusa esteve atenta.
A seis minutos do descanso, uma jogada combinada entre Matilde Machado e Ana Folgado terminou com esta última a finalizar e bisar para o 2-0, resultado ao intervalo.
No segundo tempo as germânicas entraram muito determinadas, conseguindo alguns lances perigosos na área lusa. Portugal reorganizou-se e voltou a conseguir controlar o jogo e dilatar o marcador. Ao minuto 14, Rita Monteiro recuperou uma junto à tabela, arrancou e só parou para fazer o terceiro para Portugal (3-0). A dois minutos e meio do final, Daniela Oliveira dilatou para o 4-0 final.
Hélder Antunes considerou que foram «três pontos importantes», embora não tenha sido fácil «desbloquear o jogo que foi equilibrado, de combate e muita resiliência, em que as nossas jogadoras mostraram que estavam preparadas».
Estes três pontos «permitem-nos continuar a sonhar em estar presentes na final. E amanhã temos um jogo que poderá já decidir a passagem ou não à final, com a Itália». «Será um jogo também de extrema dificuldade com um adversário ligeiramente diferente e com outros argumentos técnicos do que o de hoje com a Alemanha e que será disputado ao milímetro», explicou.
Para a camisola 10 da seleção, Daniela Araújo, Portugal conseguiu «representar esta camisola da melhor maneira». «Jogámos de uma forma coesa e mostrámos que somos uma equipa. Fizemos o melhor que podíamos e conseguimos uma vitória de uma maneira confortável e estável, e estamos prontas para conseguir os três pontos no próximo jogo».
Portugal volta a jogar amanhã, às 10h15, frente à Itália. Consulte o calendário completo e as fichas de jogo em tempo real aqui e assista aos jogos na WSE TV.