A seleção nacional está na final do Campeonato da Europa, depois de vencer por 1-5, a Itália, na meia final. Amanhã, Portugal vai dar o tudo por tudo para renovar o título de 2021, frente aos espanhóis.
Depois dos jogos «menos complicados» da fase de grupos e dos quartos de final, Portugal chegou à meia final onde encontrou uma seleção italiana mais aguerrida, com a missão de dificultar a tarefa dos Sub-19 em chegar à final.
Prova disso foi uma primeira parte sem golos, onde o equilíbrio foi a nota dominante, apesar das inúmeras tentativas da seleção das quinas de inaugurar o marcador.
No segundo tempo, os golos acabaram inevitavelmente por surgir para a seleção, que nunca baixou os braços: o capitão Viti, com espaço, arrancou da meia pista e, na esquina direita da área italiana rematou para o primeiro de Portugal, ao minuto 20.
O golo deu ânimo à seleção que foi dilatando o marcador: cinco minutos depois, Gonçalo Machado perfez o segundo e Viti bisou para o terceiro, ao minuto 12. A Itália reduziu, de livre direto, mas já não conseguiu travar o ímpeto lusitano que, até ao final, dilatou por Paulo Pereira (minuto 8) e Diogo Lemos, no derradeiro minuto da partida.
Na análise ao encontro, Viti considerou que «foi um jogo bastante renhido, sem golos na primeira parte. No segundo tempo entrámos confiantes, a equipa esteve muito bem e marcámos o primeiro golo. A partir daí, estivemos unidos para chegar à final. É por isso que que temos um coletivo muito forte e estamos na final».
Para amanhã, Viti espera «um jogo muito competitivo com duas seleções enormes, mas esperamos trazer o troféu para Portugal. É para isso que cá estamos». O capitão deixou ainda a mensagem aos portugueses para esperarem «tudo desta equipa, porque estamos aqui para vencer. Portugal merece sempre o melhor e contamos com o apoio de todos», e não esqueceu o público presente hoje no pavilhão, em Uri: «foi fantástico. Sem eles, nada disto seria possível. É sempre uma ajuda extra. Muito obrigado a todos e voltem amanhã».
O selecionador nacional, Vasco Vaz, considerou que o conjunto luso foi «superior do princípio ao fim» tendo «dominado totalmente o jogo», mas frisou que a equipa foi perdulária «pois se temos concretizado as 2/3 oportunidades que tivemos logo no início, tínhamos arrumado com o jogo».
Vaz salientou «a capacidade que os atletas tiveram, o espírito de união que está a acontecer neste grupo de trabalho que se reflete no evoluir do dia a dia. Quem viu esta seleção de início e quem vê agora, é verdade que é outra seleção».
Para o selecionador, «isto é o que nos dá esperança para podermos encarar a final de amanhã. As finais são para se ganhar. Sabemos que temos um adversário poderosíssimo, mas vamos fazer tudo e mais alguma coisa para – assim como fizemos hoje – para garantir, a final». Vasco Vaz deixa a mensagem que os portugueses podem esperar «uma seleção com aquela capacidade e a vontade que os atletas têm, e que vão demonstrar que não foi uma perda de tempo estas quatro semanas que estivemos em estágio para esta competição».
Agenda | Fase de Grupos
Portugal 13 x 1 Inglaterra
Áustria 0 x 19 Portugal
Suíça 1 x 7 Portugal
Quartos-de-final
Portugal 6 x 0 Alemanha
Meia final
Itália 1 x 5 Portugal
Final
16/09/2023 | 20h00 | Portugal x Espanha
Acompanhe todos os resultados e a ficha de jogo em tempo real aqui, e assista à final na FPP TV.