Três jogos, três vitórias, conferiram o primeiro lugar do grupo B à Seleção Nacional, depois de vencer, esta tarde, o conjunto italiano, por 0-2.

A primeira oportunidade do jogo pertenceu a Portugal, com “Viti” Oliveira a obrigar a defesa do guardião italiano. A seleção das quinas entrou pressionante, mais próxima da baliza adversária, com os italianos a tentar jogar no erro do adversário.

Aos 12 minutos, Martim Costa marcou o primeiro do jogo, na sequência de um livre direto, por azul mostrado aos transalpinos (0-1). No mesmo minuto, Rodrigo Preciso marcou o segundo para Portugal e estabeleceu o resultado ao intervalo (0-2).

Na segunda parte não houve mais golos, em grande parte graças aos guardiões de ambas as equipas, com Tiago Estarreja em evidência, a fechar completamente a baliza de Portugal ao adversário.

No final da partida, o guarda-redes da Seleção considerou que foi «um jogo muito equilibrado» em que a equipa conseguiu fazer «o que treinador mandou. Defendemos bem e, sobretudo, tivemos união entre a equipa para conseguir ultrapassar este jogo difícil».

Para o jogo de amanhã dos quartos-de final, Tiago Estarreja garante «muita garra e determinação, porque vamos dar tudo pela camisola e dar tudo por tudo para conseguir ser campeões».

Para o selecionador nacional, Nuno Ferrão, «foi um grande jogo com uma equipa completa». «Não foi um jogo em que tivemos a fortuna e a destreza para marcar. Pela quantidade de oportunidades que tivemos, se se traduzisse num aumento da eficácia, claramente que o resultado era outro».

Ferrão explicou que este «foi um jogo «controlado, principalmente no primeiro tempo. Na segunda parte, um bocadinho de deslumbramento, inexperiência, o receio e o sentido de responsabilidade, mas estamos num campeonato de jovens miúdos, que estão a aprender, e que precisam destes jogos competitivos com equipas que querem jogar». «Itália fez o jogo deles e criou-nos dificuldades, mas creio que para nós foi uma excelente lição de como ter de jogar num Campeonato da Europa, para ser campeão».

No final da fase de grupos, o técnico fez um balanço positivo: «três jogos conseguidos, com características muito diferentes» e salientou o facto de a equipa ter «zero golos sofridos em três jogos».

Na sua opinião, esta fase foi importante para «evoluir, ganhar confiança e criar boas sensações» para agora entrar na segunda fase «que vai ter bastante dificuldade. Estas equipas não se conhecem ao início e agora, de dia para dia, todas elas vão começar a evoluir e cada vez os jogos vão ser mais difíceis», concluiu.

Terminada a Fase de Grupos, jogam-se amanhã os quartos-de-final.

Classificação | Grupo B

1º Portugal | 9 pontos
Itália | 6 pontos
Alemanha | 3 pontos
Suíça | 0 Pontos

Quartos-de-final | 22/09/2022

14h | Itália x Inglaterra

16H | França x Alemanha

18h | Portugal x Suíça

20h | Espanha x Andorra

Assista aos jogos de Portugal na FPP TV.

Toor

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins