A equipa sénior masculina venceu, esta noite, a seleção alemã, carimbando desta forma a passagem às semifinais, onde vai defrontar, a França.
O jogo foi todo dominado pelo conjunto Luso, numa primeira parte em que só não houve mais golos, porque os germânicos jogaram praticamente a maior parte do tempo num bloco defensivo, criando dificuldades à equipa portuguesa na finalização.
Numa ação individual, Henrique Magalhaes criou espaço para a stickada e marcou o primeiro da equipa, no minuto 17. Portugal continuou a pressionar, obrigando o guarda-redes adversário a brilhar no jogo. Ao minuto 7, é assinalado penálti a favor das quinas, que Gonçalo Alves converteu no segundo golo luso, fixando o resultado ao intervalo.
Na segunda parte, a toada do jogo não mudou no que diz respeito quer ao domínio de Portugal, quer à defesa cerrada dos alemães. Mas a pressão portuguesa acabou por surtir efeito e os golos começaram a aparecer: por João Rodrigues (3), Rafa, Hélder Nunes, Telmo Pinto, João Souto e Gonçalo Alves.
No final do encontro, Gonçalo Alves, explicou que os jogadores fizeram «o nosso trabalho. A Alemanha na primeira parte impôs o nível que conseguiu, criou-nos muitas dificuldades, mas na segunda parte, conseguimos tratar o nosso sistema ofensivo, defendemos muito bem e conseguimos vencer a partida com facilidade».
Sobre o jogo de amanhã, o jogador considera que «vai ser um jogo mais equilibrado, que não se deve distanciar muito do resultado da passada segunda-feira. Devemos estar precavidos com a França, que vai usar todas as armas que tem para nos dificultar a vida».
O selecionador nacional, Renato Garrido, mostrou-se «super satisfeito» com a prestação de Portugal: «gerimos o jogo como tínhamos de gerir e também sentimos o desgaste deles, principalmente na segunda parte. Agora é recuperar os jogadores para amanhã».
Em relação à partida da semifinal, Garrido começou por explicar que conhece a equipa francesa «há muitos anos», sublinhando que «vimos o que fizeram no Campeonato da Europa, que foram até à final e sempre a jogar a um ritmo elevadíssimo. O primeiro jogo não foi mau por parte da França, foi um jogo ótimo nosso, em que tudo correu bem e conseguimos vencer uma França extremamente difícil, uma grande equipa, como hoje foi mais uma vez demonstrado».
«Amanhã temos de nos manter no nosso modelo que tem sido rigoroso e igual todos os jogos até estes quartos de final e estaremos altamente motivados e respeitadores, de uma França que vai ser um grande adversário, muito difícil e que tudo faremos para dar o melhor e estar presentes na final».
Com este resultado, Portugal qualificou-se para a semifinal e joga, amanhã, com a seleção francesa, que derrotou Espanha no jogo dos quartos de final.
O encontro está marcado para as 22:30h, com transmissão na RTP1.