A seleção nacional absoluta masculina venceu Angola, no segundo jogo da Fase de Grupos do Campeonato do Mundo, por quatro golos sem resposta. Portugal soma os mesmos pontos que a Argentina, o último adversário desta fase. O conjunto das quinas ocupa a segunda posição do Grupo A, em desvantagem na diferença de golos com a seleção das Pampas.

Portugal entrou bem no jogo a pressionar e a criar dificuldades na saída de bola à seleção de Angola e marcou o primeiro, com três minutos decorridos no relógio, por Gonçalo Alves.

A dez minutos do intervalo, o conjunto angolano conseguiu equilibrar e logrou criar dificuldades em termos defensivos a Portugal, com o resultado a permanecer no 0-1 no descanso.

Na etapa complementar, Portugal desbloqueou e voltou determinada a dilatar e foi o que aconteceu com o toque do capitão João Rodrigues que serviu Hélder Nunes para o 0-2 e marcou mais dois golos, fechando a contagem nos 0-4.

No final do jogo, o guarda-redes Angelo Girão, revelou que «já esperava um jogo assim. Angola tem um grupo de jogadores que joga basicamente em Portugal e Itália e sabíamos que tínhamos de estar ao nosso mais alto nível».

«Também estamos aqui para ganhar boas sensações e formar, jogo a jogo, uma equipa melhor, e conseguimos. O objetivo foi alcançado. Faltou um golo ao acabar para podermos ter amanhã, sobre a Argentina a vantagem no empate. Não conseguimos, portanto, vamos jogar com a Argentina para ganhar, como sempre fazemos», disse.

Na opinião do selecionador nacional, Paulo Freitas, «houve efetivamente alguma falta de eficácia, mas construímos e criámos algumas oportunidades. Acima de tudo percebíamos que a dimensão do jogo ia ser muito diferente daquele que Angola fez ontem com a Argentina e estávamos à espera de uma equipa mais arrojada, afoita e agressiva, nomeadamente no seu processo defensivo e mesmo ofensivo».

Para Freitas, «foi uma primeira parte que até acho que o resultado peca por escasso – Angola não teve assim grandes oportunidades, mas penso que fizemos um jogo seguro e que é uma vitória justa e clara. Está provado que esta equipa sabe sofrer e estamos satisfeitos com o resultado e por não sofrermos golos».

Sobre o jogo de amanhã, com a Argentina, o selecionador explicou que «é uma seleção muito forte que nos vai trazer obviamente dificuldades muito diferentes daquelas que encontrámos hoje e ontem. Mas, até por aí, vamos encontrar um conjunto de oportunidades muito mais alargadas.

Freitas não quis terminar sem deixar «o meu nome pessoal e em nome de todo o grupo de trabalho, uma palavra de grande apreço, de grande solidariedade, de grande carinho – porque são os verdadeiros campeões -, a todos os profissionais e voluntários que estão a combater os incêndios no nosso país, e para todas as pessoas que infelizmente estão a ter problemas com os incêndios. Soubemos inclusive que algumas pessoas faleceram e, portanto, sentimos uma consternação enorme e os nossos pensamentos estão com toda com toda essa gente, com total carinho e solidariedade».

Resultados

Portugal 10 x 2 EUA
Angola 0 x 4 Portugal

Agenda Fase de Grupos
18/09/24 | 17h30 | Argentina x Portugal

20/09/24 | Quartos de final
21/09/24 | Semi-finais
22/09/24 | 17h | Final

Consulte o calendário completo e acompanhe as fichas de jogo em tempo real aqui e assista à partida em direto através da World Skate TV.

 

Toor

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins