A seleção nacional venceu o último jogo antes da final, frente à formação francesa, por 2-1, com golos de Matilde Machado e Rute Santos. Amanhã, o derradeiro jogo com a Espanha está marcado para as 18 horas.

França iniciou com sinal mais, a tentar surpreender com um remate à baliza lusa., com Portugal sem conseguir sair nas transições.

A seleção francesa defendeu coesa e criou algumas situações de perigo que a guarda-redes Núria Leitão foi conseguindo travar até ao minuto três, momento em que foi assinalado penálti contra Portugal e que as francesas converteram no 0-1, resultado ao intervalo.

Portugal entrou para o segundo tempo um pouco mais atacante, mas ainda assim com dificuldades em ultrapassar a defesa adversária. A França continuou a pressionar e esteve mais perto de dilatar: de penálti e de livre direto, mas no primeiro rematou ao lado e, no segundo, a guardiã lusa defendeu.

Quem não marca sofre e foi o que aconteceu ao minuto quatro, quando Matilde Machado recuperou a bola na área de Portugal, tirou as adversárias do caminho e rematou para o golo do empate (1-1). Dois minutos depois, Rute Santos, de bola parada, marcou o 2-1 final.

No final da partida, o selecionador nacional, Hélder Antunes admitiu que «foi um jogo menos conseguido», mas pelo lado positivo tivemos a capacidade que a equipa teve de responder na segunda parte, e sobretudo, quando todos os cenários começavam a apertar porque ficámos em inferioridade numérica, capacidade que a equipa teve para ultrapassar e virar o resultado»

Para o jogo da final amanhã «podemos esperar uma equipa que vai deixar tudo em campo, vai lutar até ao último segundo para tentar conquistar o europeu. Respeitando a Espanha e sabendo do poderio que tem a seleção espanhola, mas vamos tentar ter uma palavra a dizer e jogar com as armas que temos», concluiu o selecionador.

A camisola 9 da seleção, Rute Santos, confessou que «não estivemos no nosso melhor como ontem, mas a recuperação deste jogo foi espetacular: não desistimos e fomos sempre atrás do resultado».

Rute fez ainda questão de salientar que «este jogo não nos define. Já mostrámos quem é Portugal e amanhã voltaremos a mostrar. e vamos levar o caneco para casa». «Um jogo não define uma equipa, não define Portugal e, amanhã, vamos mostrar o verdadeiro Portugal, a verdadeira equipa que somos, a nossa força, raça e garra».

Consulte o calendário completo e as fichas de jogo em tempo real aqui e assista aos jogos na WSE TV.