A seleção nacional absoluta feminina venceu, esta tarde, a atual campeã do mundo em título, por 2-3, e assegurou o primeiro lugar do grupo.

De salientar que Portugal não vencia a seleção Albiceleste desde o campeonato do mundo de 2012 (no Recife) e, em toda a sua história, esta é a terceira vez que o conjunto luso derrota a Argentina.

A seleção entrou bem no jogo, determinada a impor o ritmo, mas a Argentina soube equilibrar, com as oportunidades a começaram a surgir de parte a parte, e com Cláudia Vicente a travar as tentativas de golo da adversária.

O bis de Joana Teixeira aos minutos aos 12 e 18 do primeiro tempo, levaram a equipa das quinas em vantagem para o intervalo.

Na etapa complementar, a faltarem 18 minutos para o final, Portugal dilatou, de bola parada, por Raquel Santos, na sequência de cartão azul mostrado a Luchi Agudo (0-3).

A Argentina não desistiu e pressionou sempre para tentar chegar ao golo, conseguindo reduzir para a margem mínima, a cinco minutos do final da partida, mas a vitória já não escapou a Portugal.

No final do jogo, a guarda-redes da seleção, Cláudia Vicente, explicou que «o esforço e o trabalho dão qualquer coisa, e o que deu está aqui», sem esquecer que «é preciso manter os pés assentes na terra» e sublinhou que «estamos felizes, concretizadas e contentes».

Sobre a partida, Cláudia referiu que «foi um jogo de muita capacidade de defender e de esforço» em que a equipa aproveitou «as oportunidades quando as tivemos e fomos eficazes e, depois, foi defender». «Como o nosso treinador diz, nem olhamos para baixo, nem olhamos para cima, olhamos em frente. Por isso, pés no chão, continuar a trabalhar e o campeonato continua», concluiu.

O selecionador nacional Hélder Antunes começou por «enaltecer a forma como a nossa equipa encarou o jogo e como percebeu que, se calhar, não tinha as mesmas armas que a Argentina, mas percebeu como – com as nossas armas – a podia contrariar».

Antunes explicou que a seleção continua «com os patins bem assentes na pista, tratou-se apenas três pontos. Se calhar contra as expectativas de muita gente assegurámos o primeiro lugar do grupo e, a partir de agora, é que isto vai começar, com o mata-mata».

O técnico pensa agora em recuperar as jogadoras «e pensar no jogo de amanhã dos quartos de final para tentarmos ir o mais longe possível no mundial» e sublinhou que «o segredo desta seleção é a capacidade que as jogadoras têm de assimilar de uma forma simples, o que têm de fazer, em que cada uma percebe especificamente a sua função e, em determinados momentos, o que é que podem e não podem fazer. Isso torna-nos mais coesos e mais fortes e minimiza os problemas que temos».

Resultados
Portugal 5 x 0 Colômbia
França 0 x 5 Portugal
Argentina 2 x 3 Portugal

Quartos de final
19/09/24 | 12h30 | Portugal x Inglaterra 

20/09/24 | Semi-finais
21/09/24 | 20h | Final

Consulte o calendário completo e acompanhe as fichas de jogo em tempo real aqui e assista à partida em direto através da World Skate TV.

 

 

 

 

Toor

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins