Na terceira, e última jornada, da fase de grupos do Campeonato do Mundo, a seleção nacional de sub-19 venceu a Colômbia por 6-1, terminando esta fase em primeiro lugar.

Portugal começou começou melhor o jogo, mas sem conseguir traduzir em golos as oportunidades, foi de livre direto que chegou ao 0-1 por Diogo Abreu, estavam jogados 6m de jogo. A Colômbia descobriu espaço para crescer mas encontrou sempre uma seleção portuguesa a defender melhor do que a atacar. Aos 15m de jogo, após azul para Gustavo Pato, Alejandro Edo adiou o empate da Colômbia. E foi Portugal, novamente por Diogo Abreu, quem a marcou, a 30 seg do intervalo, fixando o resultado no descanso em 0-2.

Na segunda parte, a Colômbia marcou primeiro e reduziu para 1-2 aos 5m de jogo. Um minuto depois, Diogo Abreu voltou a marcar para Portugal, aumentando para 1-3 a vantagem lusa. A seleção nacional assumiu o o controlo do jogo e foi construindo o resultado final, primeiro com Diogo Abreu a assinar o “poker” (10m), depois por Zé Miguel Gonçalves a marcar o quinto nacional (17m) e, a 3m do final, por Diogo Barata a fixar o resultado em 1-6 para a seleção portuguesa.

Com esta vitória, Portugal assegurou o 1º lugar do Grupo A e defronta, hoje, a Suíça (4º classificado do grupo B) nos quartos-final do Campeonato do Mundo, às 21h de Portugal Continental.

No final do jogo, Vasco Vaz, selecionador nacional, admitiu que foi um jogo inicialmente complicado com “uma primeira parte muito equilibrada”, em que a seleção nacional reagiu e “a partir dos 20m finais fomos superiores à Colômbia e merecemos este resultado”.

Portugal alinhou de início com Alejandro Edo; Diogo Barata (1); Gustavo Pato; João Pereira; Diogo Abreu (4). Jogaram ainda Afonso Severino, Diogo Barata (1), Zé Miguel Gonçalves (1) e Lucas Santos.

Hoje, Portugal defronta a Suiça, às 21h de Portugal, nos quartos-final, com transmissão em www.rollergames.tv.

(Fotografias: Catarina Maria/FPP)

Toor Azemad

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins