A Seleção Nacional de Sub-19 venceu, esta tarde, a Colômbia, por 0-9 (0-4 ao intervalo), garantindo o primeiro lugar do Grupo A e evitando, desta forma, jogar com a Argentina na semifinal. O conjunto Luso espera agora pelos jogos desta noite para conhecer o seu adversário, que pode ser a Itália, Chile ou Suíça.

Portugal entrou a pressionar bastante, impondo um ritmo de jogo alto, decidido no ataque à baliza adversária, obrigando a Colômbia a jogar fechada na defesa. O primeiro golo surgiu passados quatro minutos, por Viti. Três minutos depois, Tiago Sanches marcou o segundo. A pressão constante dos Sub-19 traduziu-se em mais dois golos de Diogo Rodrigues, que fechou a contagem ao intervalo em 0-4.

No tempo complementar o domínio português continuou, com a seleção a marcar mais quatro golos em três minutos. A partir do 0-8, e até ao final, Portugal abrandou o ritmo de jogo, trocando mais a bola. Antes do apito final, Miguel Henriques marcou o nono e último golo da partida, que permitiu à equipa e em especial, ao guardião da baliza nacional Kiko Fernandes, no seu dia de aniversário, festejar a passagem à próxima fase em 1º lugar.

No final do jogo, o selecionador nacional, Vasco Vaz considerou que «a missão foi cumprida» nesta primeira fase. «O objetivo que tínhamos traçado era vencer o grupo e conseguimos. Agora aguardamos pelo adversário para aquilo que é a meia final de amanhã. Logicamente, temos um objetivo bem definido a partir de agora, que é vencer a meia final e chegar à final», disse.

Marcaram por Portugal Miguel Henriques (3), Diogo Pernas (2), Filipe Martins (2), Viti e Tiago Sanches. Portugal joga a semifinal amanhã, às 22:30h.

Toor

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins