Portugal venceu, esta noite, o segundo jogo do U23 WSE Euro, por 0-7, frente à seleção Italiana. A equipa lusa está em primeiro lugar da competição, com seis pontos, os mesmos que Espanha, seguidos de Itália (3), Suíça (3) e Inglaterra (0).
A seleção italiana entrou na partida com uma dinâmica mais forte, numa tentativa de surpreender Portugal, com uma bola ao poste da baliza de Xano Edo. Por seu lado, Portugal tentava jogar no 2 contra 2 perto da baliza italiana, procurando aproveitar a qualidade técnica individual dos seus jogadores.
A pouco e pouco, a seleção foi começando a crescer no jogo e a criar oportunidades, com Zé Miranda a rematar com estrondo, ao poste esquerdo da baliza italiana. E foi mesmo o camisola 3 de Portugal a inaugurar o marcador, ao minuto 19, com um potente remate cruzado a colocar a bola no ângulo superior direito da baliza de Fongaro (0-1).
Praticamente a meio do primeiro tempo, Portugal podia ter ampliado: na sequência de uma falta sobre Diogo Barata, foi assinalado penálti a favor da equipa lusa, que o guardião italiano defendeu. Seguiram-se momentos em que os comandados de Renato Garrido continuaram a criar oportunidades, mas que não conseguiram concretizar em golos. Ao minuto dez, novo penálti para Portugal com Zé Miranda a converter, bisando na partida (0-2).
Na etapa complementar, Portugal não podia ter entrado da melhor forma: na posse de bola, Diogo Abreu simulou perante o adversário e rematou para o 0-3, com apenas 18 segundos de jogo. Os italianos mostravam dificuldades evidentes na construção de jogo, mas podiam ter reduzido, ao minuto 19, quando Diogo Abreu viu o cartão azul, mas Xano Edo estava atento e defendeu.
Segundos depois, foi Itália a ver o azul e Lucas Honório marcou de forma exemplar o 0-4: efetuou um gancho, mudou o stick de mão e, com o guardião italiano «deitado», colocou a bola no fundo da baliza. Ao minuto 15, num golo que surge de uma bela ação coletiva, Zé Miranda finalizou ao segundo poste para o quinto (0-5).
Portugal queria mais e, a dez minutos do final, na sequência da 10ª falta de Itália, Lucas Honório, marcou de forma soberba, o sexto (0-6). Zé Miranda, eleito MVP do jogo, fechou a contagem nos 0-7 para as quinas, a três minutos do apito, com mais um golo de execução sublime, e o quarto da conta pessoal.
No final da partida, Zé Miranda referiu que a equipa «está bem e que o mais importante foi a vitória e não termos sofrido golos, o que nos dá muita confiança defensiva».
O selecionador nacional, Renato Garrido, voltou a elogiar os jogadores, destacando que esta é «uma equipa com um espírito e maturidade incríveis» e frisou que «se alguém tem de ter mérito nas exibições e resultados até aqui são eles, porque estão focadíssimos naquilo que é o objetivo principal e a pensar que isto se resolve jogo a jogo».
Sobre o encontro, Garrido explicou que Portugal «esteve outra vez, quer a nível defensivo, quer de transições, formidável: marcámos nas alturas que tínhamos de marcar e nunca nos deixámos abalar por o resultado estar com mais ou menos golos».
Marcadores: Zé Miranda (4), Lucas Honório (2) e Diogo Abreu.
Agenda | Campeonato da Europa
Portugal 15 x 1 Inglaterra
Itália 0 x 7 Portugal
07/04/2023 | 15h | Suíça x Portugal
08/04/2023 | 18h | Portugal x Espanha
Consulte o calendário completo, fichas de jogo, resultados e classificações aqui.