A Seleção Nacional de Sub-17 venceu, esta tarde, a Suíça, por 14-0 e está nas meias-finais, onde vai defrontar a França.
O jogo não ofereceu dificuldades à equipa das quinas, frente a uma seleção suíça que, na primeira parte, praticamente não passou do meio-campo. Ao intervalo, Portugal já vencia por 7-0.
No segundo tempo, a toada do jogo foi a mesma, com a Seleção Nacional a marcar mais sete golos e a fechar o resultado nos 14-0.
Na opinião do jogador Guilherme Azevedo, este foi um jogo «muito consistente da nossa equipa, em que dominámos. A Suíça teve muito poucas oportunidades e conseguimos trabalhar as nossas movimentações. Agora é pensar no jogo de amanhã, preparar contra a França, para conseguir ganhar e chegar à final».
Segundo Azevedo, para vencer a seleção francesa, a equipa vai ter de «dar tudo, como sempre demos até agora, até nos transcendermos, confiar no nosso sistema de jogo e vamos conseguir».
Para o selecionador nacional, Nuno Ferrão, esta foi uma exibição da equipa «consistente, assertiva, pragmática a defender e a manter a consistência defensiva» pois «para ganhar campeonatos a defesa é fundamental». «A fluidez do jogo, ritmo e a qualidade dos jogadores traduziram-se no resultado que aconteceu naturalmente, com os atletas a produzirem bom hóquei e a demonstrar a qualidade da equipa portuguesa, com eficácia».
A faltarem dois jogos para o fim do europeu, Ferrão considera que «agora são dois jogos com muito mais importância – como têm todos – mas a próxima meia-final é um jogo fundamental». «Tivemos o objetivo de ganhar e manter a consistência. Estamos preocupados connosco, com o processo, e em melhorar de dia para dia – o que se está a verificar, uma vez que a equipa está a melhorar o seu desempenho desportivo e competitivo dentro da pista».
«Amanhã é a meia-final. Claramente que o mais importante é passar à final, com a estratégia que tivermos de adotar, frente a uma equipa também extremamente competitiva», concluiu.
Marcadores: Guilherme Azevedo (3), Viti Oliveira (3), Diogo Lemos (2), João Pereira (2), Rodrigo Preciso (2), Gonçalo Machado, Martim Costa
Meias-finais | 23/09/2022
14h | Suíça x Alemanha
16h | Andorra x Inglaterra
18h | Portugal x França
20h | Espanha x Itália
Acompanhe os jogos de Portugal na FPP TV.