Dois anos depois, a AD Sanjoanense garantiu a subida de divisão, a três jornadas do final do campeonato na Zona Norte da 2ª Divisão. Em 26 jogos, a equipa treinada por Reinaldo Ventura venceu 24, e foi o melhor ataque da competição com 186 golos marcados.
A equipa vai disputar, este sábado, o primeiro jogo do Apuramento de Campeão com o vencedor da Zona Sul, o Candelária SC. Falámos com o treinador sobre esta conquista e os dois jogos que se aproximam.
FPP – 24 vitórias e o melhor ataque a 2ª divisão. Este é o resultado do crescimento sustentado que ambicionava quando chegou à ADS em fevereiro de 2023?
RV – Quando começámos o projeto, nunca pensámos que íamos ter este tipo de resultados. O objetivo é sempre o mesmo: ganhar, e ganhar todos os jogos. Agora, entrar numa sequência tão grande de vitórias com tantos golos marcados e poucos sofridos acaba por ser, dentro da pista, um resultado muito positivo para nós enquanto equipa. E também para o clube que finalmente deu um passo em frente, dentro daquilo que era uma das nossas responsabilidades quando assumimos este projeto. Estamos felizes, apesar de ainda não termos conquistado o principal troféu, mas conseguimos conquistar o principal objetivo que era a subida de divisão.
FPP – As bases da construção do plantel com jogadores jovens com margem de progressão e também com experiência foram determinantes para alcançar este objetivo?
RV – Sim. Tivemos uma grande vantagem que foi começar a planear a época com bastante antecedência e com abertura da parte do clube em consegui construir uma equipa que nos permitisse lutar por aquilo que era o nosso objetivo. Conseguimos fazer uma equipa muito equilibrada, com juventude, com experiência, com vontade de vencer e vontade de alguns deles voltarem a ser felizes a jogar hóquei. Penso que esse objetivo foi conseguido.
FPP – Foi o melhor presente para o clube e adeptos em ano de centenário da AD Sanjoanense?
RV – Mais importante do que ser um presente, foram as bases que se criaram para o futuro que foram o presente ideal para aquilo que é o centenário. Estamos todos a caminhar – estrutura, equipa técnica e a própria equipa enquanto jogadores – para sustentar aquilo que é um projeto que agora é para continuar a crescer e incluir as camadas jovens naquilo que é o projeto da Sanjoanense.
FPP – Quais os objetivos para a próxima época?
RV – O principal objetivo neste momento é ser campeão da 2ª Divisão. Para a próxima época, o objetivo não pode ser outro a não ser a manutenção é e por isso é que estamos a construir uma equipa com valores acrescentados, com jogadores uns mais velhos, com experiência, outros mais novos, com vontade de mostrar aquilo que valem. O que queremos é tentar ter a uma época o mais tranquila possível, sabendo que isso nos vai exigir muito a todos os níveis.
FPP – Vão disputar o título de campão nacional da 2ª Divisão com o Candelária SC, a duas mãos, a primeira fora. Que antevisão faz destes dois jogos?
RV – Na minha opinião, com ambas as equipas a alcançarem o objetivo principal que era a subida à 1ª Divisão, vão ser dois jogos sem muita pressão, mas muito intensos, tanto lá como cá. As duas equipas têm um jogo bastante ofensivo, querem ganhar e conseguir o título de campeão da 2ª Divisão e acredito que vão ser dois bons jogos de se ver.
Fotos: ©Nuno Barata