O SC Tomar/IPT conquistou este domingo, 30 de abril, a Taça de Portugal pela primeira vez na sua história. A equipa de Nuno Lopes bateu o Sporting CP nos penáltis (3-1), após um empate a cinco golos no final do prolongamento.
Perante um Pavilhão Municipal Cidade de Tomar completamente cheio (mais de 800 pessoas), o Sporting CP entrou melhor em campo, com mais posse de bola e mais acutilante no ataque. Nolito Romero, com um forte remate de meia distância, abriu o marcador aos nove minutos.
A vantagem da equipa lisboeta não durou muito tempo. Lucas Honório, na transformação de um penálti, restabeleceu a igualdade, soltando a festa dos muitos adeptos tomarenses, naturalmente em maioria. A quatro minutos do fim da 1ª parte, Pedro Martins patinou
por trás da baliza e colocou a bola no 2º poste, surpreendendo o guarda-redes Zé Diogo.
O SC Tomar/IPT não podia ter pedido melhor arranque da 2ª parte. Servido por Tomás Moreira, o argentino Franco Ferruccio fez o 3-1 aos 26 minutos.
Sem poder contar com Ângelo Girão e João Souto (ambos por
suspensão) e com Alessandro Verona (lesão no adutor), o Sporting CP conseguiu reagir da melhor forma. No minuto seguinte, Matías Platero reduziu a diferença.
Motivados pela rápida reação, o emblema de Alvalade empatou mesmo (3-3), após recarga de Nolito a um primeiro livre direto defendido por António Marante. Perante um pavilhão a vibrar com um jogo emotivo, o Sporting CP conseguiu mesmo chegar à vantagem, após um desvio subtil na cara do guarda-redes do SC Tomar/IPT.
Até final do jogo, Ferran Font e Nolito desperdiçaram um livre direto cada. O mesmo aconteceu com Tomás Moreira, defesa do emblema tomarense, a 1’42 do fim. Mas a 49 segundos, em novo livre direto, Tomás Moreira levou o jogo para prolongamento, após fazer o 4-4.
Num ambiente ensurdecedor, Nolito completou o hat-trick com um remate da meia distância, ainda na 1ª parte do prolongamento. Era o 5-4 para o Sporting CP. A 2:40 do fim, Lucas Honório permitiu a defesa a Zé Diogo na marca de penálti, mas na recarga levou o
jogo para penáltis.
Nas bolas paradas, Tomás Moreira, Guilherme Silva e Filipe Almeida marcaram para o SC Tomar/IPT, Henrique Magalhães fez o golo do Sporting CP.
O SC Tomar/IPT fez a festa perante os seus adeptos, após a
conquista do mais importante troféu nos seus 108 anos de história.