Depois de SL Benfica e FC Porto/Fidelidade, também a AD Valongo/Colquímica, OC Barcelos SAD, Sporting CP e UD Oliveirense/Simoldes conquistaram lugar na Final 8, depois dos jogos desta noite, da última jornada da Fase de Grupos da competição.

As seis equipas lusas juntam-se assim ao Barça e Trissino, de 4 a 7 de maio, em Viana do Castelo, para a derradeira fase da prova.

No Grupo A, com o SL Benfica já apurado, a UD Oliveirense tinha a missão de vencer na deslocação ao reduto do Deportivo Liceo, e assim conseguiu, com uma vitória de 2-3. Xavi Cardoso inaugurou o marcador quando faltavam cinco minutos para o intervalo, mas o Liceo empatou um minuto depois, resultado com que as equipas foram para os balneários (1-1).

No segundo tempo, a equipa da casa passou para a frente quando faltavam seis minutos para o fim, mas a UDO não deixou de acreditar na vitória: Tomás Pereira repôs a igualdade com o 2-2 e Xanoca perfez o 2-3 final, a três minutos do apito, carimbando a passagem à Final 8 em segundo lugar do grupo, com 10 pontos.

Já o SL Benfica empatou a dois golos em casa do Calafell e assegurou o primeiro lugar do grupo, com 12 pontos.

No Grupo B, FC Porto e Trissino levaram para o último jogo desta fase a discussão do primeiro lugar. Na deslocação a Itália, os dragões perderam, por 6-2, e passam assim à Final 8 em segundo lugar, com 11 pontos e o Trissino em primeiro, com 14. Carlo Di Benedetto foi o autor dos dois golos portistas.

No que diz respeito ao Grupo C, a AD Valongo venceu o Lodi, por 2-1, num jogo que começou com os forasteiros mais ofensivos e com algumas oportunidades junto da baliza de Xano Edo. A partir do minuto 13, a ADV imprimiu mais intensidade no jogo. O primeiro golo surgiu de livre direto, apontado por Facu Navarro, ao minuto 10. A três do intervalo, Xico Silva dilatou a vantagem para o 2-0. No segundo tempo, os italianos tentaram dificultar a vida aos valongueses e ainda reduziram para o 2-1, mas a ADV soube gerir e segurar o resultado favorável, garantindo a passagem no segundo lugar no grupo.

Finalmente, no Grupo D, apesar do empate qualificar as duas equipas, OC Barcelos SAD e Sporting CP não facilitaram e foram em busca de golos e da vitória. Nos minutos iniciais da partida, a equipa da casa mostrou mais posse de bola e intensidade, enquanto o Sporting CP jogava mais no contra-ataque e no erro do adversário, com as equipas a não quererem arriscar demasiado, sendo o equilíbrio a nota dominante.

Na segunda parte o ritmo de jogo mudou: os conjuntos começaram a arriscar mais e os golos acabaram por surgir. Toni Perez abriu a contagem com o 0-1, ao minuto 18 e quatro minutos depois Luís Querido empatou para o OCB, de penálti. No mesmo minuto, os leões colocaram-se novamente em vantagem por João Almeida (1-2) e, Rampulla fechou a contagem, no minuto seguinte, nos 2-2.

Contas feitas, o Sporting CP termina em primeiro lugar do grupo, com dez pontos e o OC Barcelos, em segundo, com nove.

Resultados:

AD Valongo/Colquímica 2 x 1 Amatori Lodi
OC Barcelos 2 x 2 Sporting CP
Deportivo Liceo 2 x 3 UD Oliveirense
Calafell 2 x 2 SL Benfica
Trissino 6 x 2 FC Porto/Fidelidade

Confira os resultados e classificações aqui.

Toor

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins