Terminou hoje, em Paredes, a terceira edição do torneio Inter-Regiões Feminino, com a seleção da AP Porto a sagrar-se vencedora, com um pleno de vitórias e 15 pontos conquistados. Aveiro classificou-se na segunda posição, seguida de Leiria no terceiro lugar e Lisboa no quarto.
À AP Porto bastava o empate no último jogo com a seleção de Lisboa, para ser a campeã do torneio, enquanto Lisboa teria forçosamente de vencer para reclamar para si o título.
O encontro foi bastante equilibrado no primeiro tempo, com o resultado a zero ao intervalo a espelhar o que foi a primeira parte: as duas equipas encaixadas, com Lisboa a tentar furar a defesa nortenha e a seleção do Porto a gerir a posse de bola, exercendo alguma pressão, mas sem conseguir marcar.
12 segundos depois do início do tempo complementar, Mariana Teixeira arrancou para a baliza de Inês Agulhas e marcou o primeiro e único golo da partida, selando desta forma a vitória da AP Porto.
Para o selecionador da AP Porto, Filipe Faria este é um prémio justíssimo para as atletas porque «trabalharam e lutaram em todos os treinos, chegando mesmo a treinar depois de terem jogado, o que mostra a vontade que tinham de vencer».
Este é o segundo ano de Filipe Faria à frente da seleção nortenha. Para o técnico, o facto de se terem mantido a maior parte das atletas do ano passado foi «um ponto a favor». «No ano passado não correu como esperávamos, mas este ano corrigimos os erros e não os cometermos este ano. A verdade é que em cinco jogos alcançámos cinco vitórias e cinco jogos a dominar».
Segundo o selecionador, este torneio vem mostrar que «o hóquei feminino está vivo. Seis seleções é um bom princípio, e espero que também o Minho possa surgir brevemente e quiçá uma seleção das ilhas também.
«Tivemos aqui atletas com bastante qualidade, não só na seleção do Porto, mas também nas outras seleções, o que mostra que temos futuro no hóquei feminino, inclusive para integrar uma possível seleção nacional», concluiu.
Classificação
1º AP Porto | 15 pontos
2º AP Aveiro | 9 pontos
3º AP Leiria | 9 pontos
4º AP Lisboa | 9 pontos
5º AP Coimbra | 3 pontos
6º AP Alentejo | 0 pontos