A seleção nacional feminina venceu, por 0-5, o segundo joga da Fase de Grupos, frente à França. A equipa soma agora seis pontos no grupo A, os mesmos que a Argentina, a adversária de amanhã.
Portugal entrou bem na partida, a pressionar e a insistir no caminho para a baliza adversária. Apesar das várias ocasiões para marcar, o golo tardou em surgir, ora pelos postes, ora pela exibição da guardiã francesa.
A França dispões de duas oportunidades de bola parada: não acertou na baliza na cobrança de um livre direto e, no penálti, Cláudia Vicente esteve irrepreensível ao defender o primeiro remate e a recarga.
A pouco mais de um minuto do tempo de descanso, Ana Catarina inaugurou o marcador (0-1). O golo conferiu alguma tranquilidade à seleção que entrou na segunda parte mais assertiva e dilatou o resultado com bis de Raquel Santos e golos de Inês Severino e Sofia Moncóvio.
Sobre o jogo, Raquel Santos, confessou que «foi um jogo complicado de desbloquear, numa primeira parte praticamente dominada por nós, principalmente devido à guarda-redes e à defesa baixa francesa».
A seleção conseguiu marcar «e ir para o intervalo a vencer, o que era importante para nós, para a confiança e motivação, e também porque era merecido», acrescentou. Raquel explicou ainda que no segundo tempo as atletas entraram «mais aguerridas e a França um pouco mais cansada, o que fez com que desbloqueássemos mais facilmente o jogo».
O selecionador nacional, Hélder Antunes, fez questão antes da análise ao jogo de, em nome de toda a comitiva, «manifestar as condolências às vidas que foram perdidas nos últimos incêndios em Portugal» e também «manifestar a nossa solidariedade para com as suas famílias», sem esquecer uma palavra de apoio «para com todas as pessoas que estão neste momento a combater os trágicos incêndios em Portugal, muito em particular aos bombeiros».
Em relação à partida, o técnico explicou que «tal como nós antevíamos, foi um jogo complicado» onde a seleção encontrou «uma França compacta com uma guarda redes e algumas jogadoras com uma qualidade média alta, que causaram bastantes dificuldades».
«Depois, a equipa mais uma vez mostrou um nível alto de paciência e maturidade e conseguiu estar a maior parte das vezes a comandar o jogo, conseguindo naturalmente chegar aos golos», disse. «Quando fizemos o segundo golo a equipa desbloqueou, continuou com o jogo fluido e acaba por ser uma vitória justa e merecida para a seleção portuguesa», concluiu.
Resultados
Portugal 5 x 0 Colômbia
França 0 x 5 Portugal
Agenda | Fase de Grupos
18/09/24 | 14h | Argentina x Portugal
19/09/24 | Quartos de final
20/09/24 | Semi-finais
21/09/24 | 20h | Final
Consulte o calendário completo e acompanhe as fichas de jogo em tempo real aqui e assista à partida em direto através da World Skate TV.