É já a partir da próxima segunda-feira que Portugal começa a competir, no europeu de Patinagem de Velocidade, que se realiza até dia 23, em Valence d’Agen, França.
Os 18 atletas que integram a seleção nacional já se encontram no local onde têm realizado os treinos de adaptação à pista. No dia 16 realiza-se a cerimónia de abertura e, dia 17, inicia o campeonato com as provas de Pista.
Segundo o técnico da disciplina, Paulo Baptista, «na fase de adaptação ao local de competição, com uma pista muito específica, a seleção nacional contínua a evoluir e a demonstrar boa sensações». «Os 18 patinadores presentes, nos escalões de Seniores, Juniores e Juvenis, apresentam-se em boas condições e prontos para lutar pelos lugares do pódio», acrescentou.
Tendo como referência, no ano passado, um total de doze medalhas conquistadas no conjunto de todos os escalões, sendo «cinco delas de ouro em juvenis, correspondentes a cinco títulos europeus neste escalão de formação», este ano, para o selecionador, «o foco é conseguir uma prestação semelhante.
Para Baptista, os atletas seniores Miguel Bravo, Marco Lira, e António Freitas, em masculinos, e Andreia Canha, em femininos, «são os que estarão no escalão mais competitivo, com as atenções a recaíram sobre si», não esquecendo «Jéssica Rodrigues – medalha de bronze no último mundial júnior e bicampeã europeia juvenil, em 2022, agora no primeiro ano do escalão de juniores» assim como Francisca Henriques, bicampeã europeia juvenil e que mantém o escalão, deverão ser alvo de destaque». «Representarão também Portugal os três patinadores que foram campeões de estafetas em juvenis, em 2022, e que agora serão juniores: Afonso Silva, Miguel Monteiro e João Jesus», concluiu».
Pode assistir ao streaming da competição aqui e acompanhar todos os resultados no site oficial do evento, aqui.