Está tudo a postos para o início do Campeonato do Mundo de Patinagem de Velocidade, este sábado, em Itália. A seleção nacional nos escalões de juniores e seniores tem efetuado os treinos de adaptação e as sensações são as melhores para o decorrer da competição.
Para o selecionar nacional de Juvenis e Juniores, Alípio Silva, as expetativas para este Campeonato do Mundo «no que diz respeito ao escalão de juniores são bastante positivas. Vimos de um Campeonato da Europa onde conseguimos resultados de relevo com várias subidas ao pódio com medalhas de prata e de bronze e isso deixa-nos com uma perspetiva positiva».
Nas palavras do técnico, «apesar de ser um mundial onde vão estar presentes 48 seleções e que volta a ser realizado na Europa, há uma notória aposta do dos países asiáticos novamente na disciplina», o que fará com que este seja «um campeonato bastante competitivo, mas acho que Portugal tem também uma palavra a dizer». «Temos atletas jovens que são promissores, que têm vindo, nos últimos anos, a marcar presença no nos europeus e alguns deles também já no mundial do ano passado e que assim podem, com esta experiência adquirida no ano anterior, vir a fazer bons resultados este ano».
Alípio Silva revela que alcançar «classificações dentro dos cinco primeiros será para já o primeiro grande objetivo, e depois, tentarmos mais à frente outros objetivos um pouco mais ambiciosos».
Paulo Batista, Selecionador Nacional de Seniores, conta que os atletas estão «a preparar da melhor forma, com treinos diários e bidiários na pista, este Campeonato do Mundo». Para o técnico, «as expectativas e objetivos estão a um nível alto e tentaremos conseguir os resultados ao nível do top cinco e tentar também, a final na Estafetas Americana».
Batista explica que «a nossa equipa é constituída em masculinos por três atletas: Marco Lira, vice-campeão da Europa nos 10 km Pontos em Estrada, Miguel bravo, quinto classificado na maratona do Europeu deste ano e António Edgar Freitas, que é o nosso velocista. Os três vão tentar então conseguir estes objetivos». No que diz respeito aos femininos «temos a representação da campeã nacional, Andreia Canha, que tentará conseguir lugares no top 15 e também perspetivar a hipótese de ter classificações honrosas e superiores àquelas que obteve na época passada».
Pode assistir a todas as provas em direto na WS TV e consultar o website oficial da prova aqui.