O duelo ibérico desta noite terminou com um empate a três golos, no segundo dia da Fase de Grupos do Campeonato do Mundo de Sub-19, na Argentina.

Portugal e Espanha protagonizaram um jogo de nervos, completamente repartido entre as duas equipas. Se Portugal entrou muitíssimo bem no jogo, fazendo três golos na primeira parte, no tempo complementar, Espanha acreditou que a remontada era possível e conseguiu empatar o jogo.

Uma vez que o goal average não conta para as decisões, no final de cada jogo há lugar à marcação de três livres diretos para que, em caso de empate pontual, se decida a classificação. Aqui Portugal foi mais eficaz, com Kiko Fernandes a brilhar na baliza e a defender os três livres dos espanhóis e com Tiago Sanches e Viti a converterem dois para a seleção Lusa.

No primeiro tempo, Portugal entrou decidido, pressionando e impondo um ritmo de jogo rapidíssimo. Com quatro minutos de jogo, Tiago Sanches inaugurou o marcador. Nem dois minutos passados, Viti perfez o segundo. Perto do final, Filipe Martins marcou o terceiro de Portugal, estabelecendo o resultado ao intervalo.

Na segunda metade, o cenário inverteu-se: Espanha entrou mais pressionante e acreditou sempre na reviravolta do resultado, conseguindo chegar ao empate. Acabou por não levar a melhor nos livres diretos. Em caso de empate de pontos no final desta fase, Portugal passa à fase seguinte, em primeiro lugar do Grupo A.

No final do jogo, o guarda-redes Kiko Fernandes considerou que foi «um jogo difícil» em que «o primeiro tempo foi bem conseguido da nossa parte. Na segunda parte, tivemos alguns lances que não conseguimos concretizar, mas o importante é que empatámos e vencemos nos livres diretos a uma equipa bastante difícil e seguimos juntos».

Para o selecionador nacional, Vasco Vaz, o jogo «foi complicado». «Na primeira parte estivemos bem, conseguimos dominar o jogo, apesar da Espanha ter algumas oportunidades, mas nós também as tivemos». No que diz respeito à segunda parte, Vaz explicou que Portugal «caiu um bocadinho. Penso que o primeiro golo define uma reviravolta da Espanha, demos-lhes a iniciativa de jogo e eles pressionaram muito».  Era um objetivo ficar em primeiro lugar do grupo, no entanto, ainda faltam dois jogos e temos de pensar neles».

Agenda | Mundial de Sub-19 | Fase de Grupos (hora portuguesa)
01/11/2022 | 19h | Portugal x Grã-Bretanha
02/11/2022 | Folga
03/11/2022 | 19h | Colômbia x Portugal

Toor

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins