Portugal iniciou a participação no Campeonato do Mundo de Seniores Femininos da melhor forma, com uma vitória por 0-8 (0-7 ao intervalo), sobre a seleção francesa.
A equipa Lusa arrancou com um jogo mais agressivo, com claras intenções de inaugurar o marcador. Tal aconteceu aos três minutos de jogo, por Marlene Sousa (0-1) e, 29 segundos depois, Maria Sofia marcou o segundo (0-2). Portugal mostrou um nível tremendo em toda a primeira parte, com os golos a surgirem naturalmente, sem grande resistência por parte das francesas. Até ao final do primeiro tempo, Ana Catarina, Raquel Santos (2) Sofia Moncóvio e Rita Batista, marcaram mais quatro golos para a seleção.
No segundo tempo, as francesas apareceram mais no jogo, mas o domínio português continuou, com a seleção a fechar a contagem ao oitavo golo, a cerca de um minuto e meio do fim, Por Raquel Santos.
No final do encontro a capitã, Marlene Sousa explicou que a equipa sabia «da importância deste primeiro jogo e era muito importante entrar bem no mundial», acrescentando que a seleção está «muito motivada por jogar este Campeonato do Mundo na Argentina, em San Juan». Sobre o jogo, a atleta confessou que «esperávamos um jogo mais equilibrado, mas entrámos muito fortes na partida e conseguimos o objetivo principal que era ganhar».
«Pensamos sempre jogo a jogo. Vamos tentar acabar a fase de grupos o mais acima possível, se possível em primeiro. Estamos a lutar e vamos recuperar já para o jogo de amanhã, que é um grande jogo contra Espanha», disse.
O selecionador Nacional, Hélder Antunes, considerou que foi «uma entrada forte» onde a equipa «mostrou ao que vem». «Fizemos uma boa primeira parte e uma segunda parte, na nossa opinião também boa, mas procurando trazer para o jogo outros aspetos, de forma que a equipa possa aproveitar estes momentos para crescer ainda mais e apresentar-se melhor no próximo jogo».
Sobre o jogo de amanhã, com a seleção espanhola, o técnico afirmou saber «do favoritismo e da capacidade que tem a equipa de Espanha. Mas nós, com a nossa alma, vamos jogar olhos nos olhos» sublinhado que «podemos esperar uma equipa de combate, que vai sofrer e que vai acreditar que pode levar os três pontos com a Espanha».
Agenda | Mundial de Seniores Femininos | Fase de Grupos (hora portuguesa)
08/11/2022 | 17h | Portugal x Espanha
09/11/2022 | 19h | Portugal x Chile