Terminou, esta quinta-feira, o estágio de duas semanas da seleção nacional no Luso e o balanço não podia ser mais positivo.
A partir de segunda-feira e até ao dia 9, Portugal vai disputar o WSE Euro em Olotc – Espanha, juntamente com as seleções de Espanha, Itália, França, Inglaterra, Suíça e Alemanha.
No final do estágio o treinador-adjunto da seleção nacional, Nuno Pinto revelou que «o balanço final é claramente positivo» e referiu que «foram duas semanas de trabalho intenso, com treinos bidiários, em que optámos por criar mais momentos competitivos». Dos trabalhos de preparação «constaram treinos com equipas de Sub-17 até Seniores B, que foram momentos importantes para aferir a condição técnica e tática da equipa». «Saímos satisfeitos e, principalmente, com consciência do dever cumprido», disse.
Para o técnico, esta será «uma prova no campo de um país candidato, mas penso que estamos preparados, com a equipa num bom momento, mais ainda porque este é um grupo com poucas alterações: levamos duas atletas bastante novas, mas que estão rotinadas com os trabalhos das seleções neste projeto e noutros», explicou. «É um grupo consolidado e muito cúmplice, o que se percebe-se no dia a dia e no relacionamento entre as atletas, e isso é um trunfo importante da nossa parte».
Nuno Pinto frisou que este é «um trabalho que vem a ser realizado desde 2019 e que está num momento muito interessante: estou bastante expectante de chegarmos ao Campeonato da Europa e fazermos uma grande prova e oxalá consigamos, também com uma pontinha de sorte, trazer a vitória para Portugal», concluiu.
A atleta Sofia Moncóvio lembrou que «este estágio foi numa altura da época diferente» uma vez que «normalmente as competições internacionais costumam ser ou no início da época ou mais para o final e a gestão física é sempre de uma forma diferente, do que acontece agora a meio da época, porque já há rotinas e formas físicas estabelecidas. Mas penso que essa gestão foi muito bem feita».
A jogadora explicou que a seleção teve, durante a preparação «muitos jogos de preparação, ou seja, fomos puxadas mesmo ao limite, mas também fomos balanceadas noutros treinos mais táticos». «Fomos bastante puxadas a nível físico, mas todos os pormenores ou todas as questões táticas e técnicas foram trabalhadas com tempo e espaço para ajustá-las e penso que conseguimos fazer tudo muito bem e, o melhor de tudo, foi aprendermos isso num pouco espaço de tempo e conseguimos aplicar no jogo» e acrescentou que este facto «só dá confiança à equipa» reforçando que «o espírito de grupo dentro e fora da pista é espetacular».
Sobre o desempenho luso, Sofia sublinhou que «todas queremos a vitória. Espero que seja um espelho daquilo que fizemos na Argentina: todos sabem que não ganhámos, ficámos em terceiro lugar, mas quem viu, sabe que jogámos de uma maneira espetacular». «Menos do que o que apresentámos na Argentina é darmos um passo atrás e esta seleção e staff estão a trabalhar para o nosso crescimento e é isso que tem acontecido, como tal queremos continuar nesse movimento», concluiu.
Portugal entra em rinque dia 4, frente à seleção espanhola. Num trabalho conjunto entre a FPP e a WSE, a transmissão de todos os jogos da Seleção Nacional será assegurada pela RTP Play.
Agenda | Fase de Grupos
04/12/2023 | 19h30 | Espanha x Portugal
05/12/2023 | 17h00 | Itália x Portugal
06/12/2023 | 17h00 | Portugal x França
Consulte as fichas de jogo, resultados e classificações em tempo real aqui.