O Campeonato da Europa de Patinagem de Velocidade vai decorrer, em Itália, na cidade de L’Áquila, de 4 a 11 de setembro.
A Seleção Nacional está desde ontem, em Itália, para treinos de adaptação, onde vai competir com um total de 24 patinadores, nos escalões de Juvenis, Juniores e Seniores, nas variantes de Pista (dias 4, 5 e 6) e Estrada (dias 8 e 9). A maratona, apenas para Absolutos (onde podem competir Juniores e Seniores), encerra a competição, no dia 11.
Segundo o selecionador nacional de Seniores, Paulo Batista, os objetivos são «alcançar lugares de pódio, mesmo sem contar com o atual campeão sénior, Diogo Marreiros, retirado da modalidade após os quatro títulos de 2021, em Canelas».
Para Paulo Batista, a expectativa para este campeonato «é grande, depois de uma preparação que foi muito cuidada» e que passou por «um estágio no local onde vai decorrer a competição, além de uma Taça da Europa ao serviço da Seleção, em Itália». Por esta razão e «pelos resultados que os atletas têm apresentado ao longo desta época nas Taças da Europa, aguardamos com boas expectativas e com boas esperanças de que a bandeira portuguesa consiga subir ao pódio algumas vezes ao longo deste campeonato». «Com esta ideia vamos para Itália preparar os atletas o melhor possível e dar continuidade à adaptação à pista – que já foi feita no estágio – para conseguirmos os melhores resultados e as melhores presenças portuguesas neste Campeonato Europeu», disse.
Para o atleta da seleção nacional, Miguel Bravo, «os objetivos passam por conseguir entrar novamente no top 5». Na sua opinião, este vai ser «um campeonato muito duro, com grandes equipas completas e de grande nível» mas acredita que «com a ajuda dos meus colegas é possível alcançarmos esses resultados». «Estamos confiantes das nossas capacidades e vamos lutar, prova a prova, para alcançar esse objetivo». Miguel Bravo quis ainda deixar «uma palavra de força e boa sorte para todos os atletas presentes neste Campeonato da Europa».