O Open Internacional GoldenCat, torneio reconhecido pela World Skate, começa, amanhã, a sua edição feminina. O torneio se seleções, inserido na semana Catalã do Desporto, decorre até domingo, em Sant Hipòlit de Voltregà.

A Fase de Grupos decorre sexta e sábado, com a equipa sénior feminina a competir com as seleções da Catalunha, França e Itália. As duas primeiras classificadas disputam a final, no domingo.

Antes da partida para Espanha, Marlene Sousa referiu que a equipa está «muito contente por estar de volta aos trabalhos em contexto de seleção». Para a atleta, a participação no Golden Cat é «muito importante pelo facto de termos momentos competitivos contra seleções que vamos defrontar em campeonatos da Europa e mundo». Marlene considera que o reconhecimento do torneio por parte da World Skate é também importante pois «prova a importância e o reconhecimento que o hóquei feminino tem vindo a ter ao longo dos anos».

©Catarina Maria/FPP

Para Nuno Pinto, treinador-adjunto da seleção nacional, este é «um momento competitivo muito importante porque dá-nos a possibilidade de aferir como é que a equipa se encontra entre provas». Desta forma a equipa técnica «consegue perceber como estão as atletas após a época desportiva e como estão no momento».

O técnico aproveitou para salientar a presença de «três jogadoras muito novas: a Inês Severino, que já esteve presente no mundial da Argentina, mas tem apenas 17 anos, e a Leonor Coelho e a Marta Marujo, que é a primeira vez que estão em contexto de seleção A (Marta Marujo foi chamada em substituição de Ana Catarina), mas que já treinaram connosco noutros projetos da Federação. São jogadoras que temos vindo a acompanhar e que chegam aqui com a naturalidade da continuidade do trabalho».

A importância da participação do torneio passa também, segundo Nuno Pinto «pelo nível competitivo das adversárias, como é o caso de uma seleção da Catalunha muito forte, assim como França e Itália, que estão no mesmo contexto que nós, que é de preparação do próximo europeu». «Penso que vai ser uma prova muito boa e que estamos a encarar com a máxima seriedade», acrescentou.

©Catarina Maria/FPP

O treinador não tem dúvidas que este reconhecimento por parte da World Skate «vem engrandecer o torneio» e cria, para as seleções que participam, «ainda mais responsabilidade», além de mostrar que «quem tutela está atenta à questão da igualdade de género e em dar as mesmas oportunidades às atletas femininas». «Penso que que é um passo importante e do qual, nós que trabalhamos no desenvolvimento do hóquei feminino, nos orgulhamos».

Assista aos jogos aqui e consulte as fichas de jogo em tempo real aqui.

Agenda

17/06/2023 | França 0 x 4 Portugal
17/06/2023 | 17:00h | Itália x Portugal

18/06/2023 | 11:30h | Catalunha x Portugal

Toor

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins